O Centro de Formação da Associação de Escolas Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha promove um evento de reflexão sobre Educação e Comunidades Educativas.
A direção do CFAECAA lembra que é importante debater e partilhar conhecimento sobre um sistema em mudança.
Ação agendada para esta terça-feira sob o tema "Não há longe nem distância. As inteligências artificial e real".
Em colaboração com a Câmara de Albergaria-a-Velha e Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, mais de 250 docentes dos ensinos básico e secundário, a exercerem a docência em Albergaria e Aveiro, reúnem-se esta terça, dia 10 de setembro, a partir das 8h30, para refletir sobre o sistema educativo local.
A abertura de professores às tecnologias figura como um dos motes para este encontro.
João Lourenço Marques (UA) vai falar sobre “a inteligência artificial nos contextos educativos”.
O diretor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro leciona nas áreas de Planeamento Regional Urbano e Políticas Públicas (nos domínios dos métodos e técnicas de apoio à tomada de decisão).
Foi investigador visitante nas universidades de St. Andrews, de Dundee e de Heriot-Watt Edimburgo).
Atualmente, é membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, coordenando o Grupo de Sistemas de Apoio à Decisão - GOVCOPP.
Mais tarde há painel sobre “Ponderação, deliberação e aplicação de medidas concretas de inclusão e desenvolvimento” com intervenção de Catarina Mendes (Vereadora da Câmara de Albergaria, Educadora de Infância de formação inicial, especializada em Educação Especial nos domínios Cognitivo e Motor, Mestre em Ciências da Educação na área da Gestão Curricular pela Universidade de Aveiro).
Durante a tarde haverá sessões temáticas sobre “Escola sem fronteiras” com intervenções sobre técnicas e diferenciação pedagógica, paradigmas educativos, gestão emocional, gestão de conflitos e inclusão, autonomia e flexibilidade curricular, ensino profissional e novas profissões, trabalho colaborativo e inovação.
Todos os participantes são convidados a partilhar, livremente, as experiências, ideias e projetos que contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Os trabalhos decorrem no cineteatro Alba a partir das 9h e o encerramento está previsto para o final do dia.
Esta ação integra a “I Semana da Educação” do Município de Albergaria.
Para promover a socialização e o acolhimento dos novos docentes no Município, nos dias 11 e 12 serão dinamizadas duas visitas ao Concelho, com passagem por alguns lugares emblemáticos, incluindo a Rota dos Moinhos.
As assistentes de ação educativa também terão momentos formativos a 11 de setembro.
No dia 12, as famílias podem desfrutar de um Dia Aberto no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos ou conhecer a Biblioteca Municipal numa visita guiada com início às 15h00. Já a 13, pelas 18h00, será inaugurada a exposição “CURARTE – arte e saúde em espaço público”, na UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Branca.
Na manhã de sábado, dia 14, os mais novos podem participar em duas oficinas: “Albergaria-a-Velha, uma cidade inteligente”, pela Inova-Ria, no Laboratório de Programação e Robótica; e “Cores solares: artes e sustentabilidade”, pela Associação BioLiving, na Biblioteca Municipal.
No início da tarde, no Cineteatro Alba, há uma reunião com o Mecanismo de Coordenação do Programa “Cidade Amiga das Crianças” da Unicef, seguindo-se, pelas 15h00, a entrega dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2023/24, com a presença de Teresa Capitão, Coordenadora Nacional do programa “Cidade Amiga das Crianças”.
Pelas 16h00, será apresentado o Programa de Saúde Escolar pela UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Albergaria-a-Velha.
A encerrar o programa da l Semana da Educação do Município de Albergaria-a-Velha, o Concerto de Família (18h00) com a Orquestra Filarmonia das Beiras, onde as obras de Mozart estarão em destaque.