O Município de Albergaria-a-Velha inaugurou o novo sistema de partilha de bicicletas elétricas eMOBA, que preconiza uma nova cultura de mobilidade no Concelho, mais saudável e amiga do ambiente.
Este sistema surge no âmbito da candidatura submetida Apoio à Promoção de Transporte Público e Capacitação das Autoridades de Transportes, tendo o Município obtido um financiamento de 51 mil euros para um investimento total de cerca de 130 mil euros.
Sofia Bento, Coordenadora da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, participou no lançamento na passada quarta-feira.
No Salão Nobre dos Paços do Município, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, referiu o trabalho que a Autarquia tem desenvolvido na área da mobilidade suave e da promoção da bicicleta desde 2018, tendo destacado a inclusão de ações de promoção do uso da bicicleta nos vários ciclos de ensino, a disponibilização de cargo-bikes no Mercado Municipal – A Praça para o transporte de compras, a criação da Box MOBA, onde se disponibilizam 30 bicicletas para utilização gratuita da comunidade, a criação de 10 km de ciclovias no Concelho e a requalificação urbana, com enfoque nas acessibilidades (eliminação de degraus, rampas, passeios mais acessíveis).
O eMOBA é mais um passo na estratégia municipal para o desenvolvimento sustentável, estratégia esta reconhecida, recentemente, com a atribuição do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2024, tendo o Município ficado posicionado entre os 20 municípios candidatos mais amigos do ambiente.
Sofia Bento salientou que é necessário “educar para uma nova cultura de mobilidade” e que os ciclistas não devem ser colocados à parte, na medida em que todos têm o direito de usufruir do espaço público”.
“Temos de promover pessoas e não carros”, referiu, pelo que é necessário inverter a forma como se pensa a cidade.