O MobeÁgueda, modelo de transporte a pedido de Águeda, retoma a circulação.
Este é um projeto do Município de Águeda, no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, na qual estão a ser testados, com uma carrinha de 9 lugares elétrica, os circuitos que possam servir melhor a população da cidade.
A viatura voltou a circular no passado sábado, durante a Semana Europeia da Mobilidade, de decorreu de 16 a 25 de setembro.
“A disponibilização deste serviço inovador e ambientalmente sustentável tem se revelado uma mais-valia para a população. Estamos a desenvolver os testes de circuitos e validar as opções para que se possa definir a melhor solução de mobilidade, que responda às necessidades da população”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Este serviço, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, teve início no ano passado e, segundo a autarquia, “conquistou a confiança dos aguedenses”.
Facilita as deslocações no centro urbano, nomeadamente entre as cotas baixa e alta da cidade.
A paragem da viatura, por parte dos interessados em fazer o percurso, é feita a pedido (com braço no ar).
Nesta fase de testes, que está a decorrer até dezembro deste ano e com o serviço a ser disponibilizado de forma gratuita, a Câmara Municipal de Águeda ampliou alguns circuitos para avaliar a aceitação que tem junto dos cidadãos.
Para além do circuito habitual (que realizava até este momento, iniciando e terminando no Mercado Municipal) e dos dois circuitos a pedido, um a Norte (entre a ES Adolfo Portela e a Zona Industrial, na Alagoa) e um mais a Sul (entre o Posto de Turismo e a Borralha), vai incluir agora um circuito alternativo (com passagem por Recardães).