Ílhavo recebeu o Polo 2 da 33ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza”.
Fim de semana com três sessões na Casa da Cultura de Ílhavo.
Os três espetáculos reuniram no total, e em competição, 8 estabelecimentos escolares.
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e Agrupamento de Escolas de Vagos (sexta-feira); Escola Secundária de Mortágua e Colégio de Albergaria (sábado) e Agrupamento de Escolas José Estevão, Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas da Mealhada (domingo) fizeram os espetáculos.
No total estiveram em palco, cerca de 600 alunos e professores e, na plateia, 1500 espectadores, na soma das 3 sessões, todas com casa cheia.
No primeiro dia a EPADRV explorou a dualidade entre o campo e a cidade; a Secundária da Gafanha da Nazaré optou pelo tema "Tempo” e a Secundária de Vagos abordou a metamorfose e a capacidade do ser humano em adaptar-se às circunstâncias.
No segundo dia, a Secundária de Mortágua optou por explorar os distúrbios mentais e o Colégio de Albergaria fez um apelo ao fim da guerra e da violência.
Na última sessão, o A.E. José Estêvão levou o público ao mundo das emoções, o A.E Mira mostrou “A meditação para a perfeição” e o A.E. da Mealhada explorou a “vivência das aparências”.
Foram apuradas, para a final do Polo 2, as 3 escolas com maior pontuação o Colégio de Albergaria, A.E. da Gafanha da Nazaré, A.E. Mira que irão competir entre si no próximo dia 25 de maio, pelas 21h30, no Centro de Artes de Águeda.
Recorde-se que a Final do Polo 1 realizar-se-à no dia 24 de maio, pelas 21h30, também em Águeda.
Nesta final, estarão a concurso a Escola Secundária Lima de Faria, Escola Secundária D. Dinis (Coimbra) e Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
Depois de ter passado pela Figueira da Foz e por Ílhavo, o maior festival artístico do ensino secundário prossegue nos próximos dias 10 e 11 de maio, no Pavilhão Multiusos de Viseu, com a apresentação de 2 espetáculos com as escolas da região de Viseu, que participam no Polo 3.
Este concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, numa missão de promoção da Educação para as Artes, envolvendo milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.