Abertura do ano académico com a difusão de valores comuns entre a cidade e a Universidade.

O espírito de renovação de uma Academia é decisivo no futuro de uma cidade ou região.

Ribau Esteves partiu dessa capacidade regeneradora para salientar as vantagens de uma associação próxima entre cidade e Universidade. Convidado a discursar na abertura do ano académico, o autarca de Aveiro defendeu que "em questões como a mobilidade, o ambiente e a economia há todas as vantagens nessa ligação estreita".

'A importância da Universidade na política de Cidades' foi o tema abordado na Sessão de Abertura do Ano Lectivo na Universidade de Aveiro.

O Reitor, Manuel António Assunção, destacou os méritos de Ribau Esteves e André Reis na procura de soluções para uma efetiva aproximação, deixando como exemplo as festas académicas que regressaram à cidade. Diz que mesmo com algumas tensões "há um desafio à tolerância". (com áudio)

O Reitor deixou como pistas para o futuro o aprofundamento do modelo que envolve a UA nas questões da arquitetura, cultura e economia. Mobilidade, ambiente e difusão de conhecimento são apostas que Manuel assunção quer ao serviço da cidade e da região.

O presidente da Associação Académica, André Reis, falou da ambição de fazer evoluir o projeto do Solar do Estudante da UA "no centro da cidade". Disse que é "a próxima etapa depois do resgate das festas" para o centro urbano.