Comissão Distrital de Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência. Pedida ajuda à UE.

Pedido de ajuda à União Europeia para reforço de meios no combate aos incêndios que lavram no distrito de Aveiro.

Portugal já terá formalizado esse pedido de ajuda ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro.

Depois dos planos municipais ativados em vários concelhos e atendendo ao agravamento da situação, nomeadamente nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, a comissão distrital, liderada por Jorge Almeida, ativou o plano distrital.

Recomenda-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais.

Atendendo ao corte de várias autoestradas na Região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2 e outras vias), e à volatilidade da evolução dos incêndios, apela-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido.

As aulas estão também suspensas no município de Albergaria-a-Velha.

Em Oliveira de Azeméis estão 553 bombeiros e 7 meios aéreos, em Albergaria são 112 homens e um meio aéreo, em Sever do Vouga 176 homens e dois meios aéreos envolvidos num combate que devido às projeções abre novas frentes de preocupação.

Há registo de casas queimadas mas sem vítimas pessoais entre moradores.

Ainda assim, a madrugada fica marcada pelo falecimento de um bombeiro, vítima de morte súbita.

Era elemento da corporação de São Mamede de Infesta.

A Proteção Civil alerta para os efeitos do calor e do vento forte em áreas com 33 graus de temperatura máxima.

Anadia, Albergaria, Oliveira do Bairro, Águeda e Sever do Vouga estão em alerta com as condições do clima em dia de risco máximo.