Aveiro: "PéPedal só pode parar quando ir a pé e de bicicleta para a escola já for natural” - Ciclaveiro.

A Ciclaveiro quer manter o projeto PéPedal no próximo ano letivo.

O Programa de Mobilidade Escolar Ativa da Ciclaveiro é uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro para fomentar as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e reduzir o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro.

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta diz que o primeiro ano foi bem sucedido com 805 consultas no “Consultório Médico” Pépedal, realizado mais de 2000 viagens nos Comboios Pépedal, com 115 pais inscritos como maquinistas voluntários que garantiram o funcionamento das 12 rotas para a escola a pé e a pedal bem como outros que se foram juntando, o apoio de 18 parceiros que integram a rede de Amigos PéPedal que juntou o comércio local, agentes desportivos e culturais da cidade.

 A Ciclaveiro encerra a implementação deste primeiro ano de programa de mobilidade escolar ativa com um “balanço muito positivo junto da comunidade escolar”, que se refere ao programa como “de sucesso”, “surpreendente mobilização das famílias”, “com enorme potencial para crescer ainda mais”, “um projeto obrigatório dar continuidade” e “um projeto que só pode parar quando ir a pé e de bicicleta para a escola já for natural”.

 Este programa envolveu a comunidade local, o Agrupamento de Escolas de Aveiro, Professores, Educadores, Assistentes Operacionais, Associações de Pais e Encarregados de Educação, 32 Profissionais de Saúde, Famílias e mais de 1000 crianças com idades entre os 03 e os 10 anos.

 A Cicalveiro está agora à procura ativamente de apoios para que este programa possa ter sustentabilidade e continuidade no próximo ano letivo