Centenário do Concelho da Murtosa: Paulo Amorim - Coordenador do Movimento Juntos Pela Murtosa.

A Murtosa não nasceu em 1926.

Nasceu muito antes. Nasceu na sua gente, no trabalho das suas mãos, na relação profunda com a Ria, na coragem de quem enfrentou as dificuldades de cada tempo e na identidade de uma comunidade que foi construindo, ao longo de gerações, uma forma muito própria de estar no mundo.

Nasceu nas suas tradições, na sua cultura, nas suas atividades económicas, na sua ligação à água e à terra. Nasceu na vontade de uma população que, muito antes de conquistar a autonomia administrativa, já sentia que tinha uma identidade própria e o direito de decidir o seu destino.

Mas foi em 1926 que essa vontade se transformou numa realidade administrativa.

Foi nesse ano que a Murtosa conquistou a autonomia concelhia. E é por isso que hoje celebramos cem anos de uma história institucional que não começou do nada, mas que tornou possível escrever um novo capítulo na vida desta comunidade.

Celebrar o Centenário do Concelho é, por isso, muito mais do que assinalar uma data. É reconhecer uma aspiração coletiva, homenagear aqueles que a defenderam e refletir sobre a responsabilidade que hoje nos cabe perante a história e perante o futuro.

Porque um concelho não se constrói num dia, nem pertence a uma só geração. Constrói-se ao longo do tempo, com determinação, trabalho e a participação de muitas pessoas, tantas vezes anónimas, que acreditam que a sua terra pode ser melhor.

Uma aspiração que atravessou gerações

A autonomia da Murtosa não foi uma concessão sem passado. Foi o resultado de uma aspiração antiga, de um caminho persistente e de uma vontade que não desapareceu perante as dificuldades.

Já em 27 de abril de 1898 se discutia, nas Cortes, a possibilidade de a Murtosa alcançar a sua autonomia administrativa, sendo representante de um possível projeto de lei o deputado Dr. Barbosa de Magalhães. Esse momento representa uma etapa importante de uma caminhada que haveria de prolongar-se por quase três décadas.

Ao longo desse percurso, houve homens que se empenharam na defesa dos interesses da sua terra, que acreditaram na legitimidade da reivindicação e que não desistiram de procurar uma solução.

Entre os nomes que a memória histórica nos deixou, importa evocar Albino R. Sebolão, António Augusto V. Almeida, António M. M. Vilar, António Valente de Almeida, Filipe J. Tavares, Francisco J. S. Vagueiro, João Valente de Almeida, Joaquim M. S. Gravato, Joaquim M. S. Gravato Júnior, José Maria Barbosa, Manuel J. Cardoso Cunha, Manuel J. Lopes Pereira, Manuel de Oliveira Ramos, Manuel M. Barbosa, Manuel M. R. Sebolão, Miguel V. A. Silva, Padre Manuel J. Valente, Padre Rodrigo L. Tavares, António F. Matoso, António J. Pinho, Joaquim Soares, José Maria Soares, Manuel Matoso, Tomaz Biker, João P. M. Vilar e Domingos M. Matos.

Não terão todos participado da mesma forma, nem com a mesma intensidade, em todas as etapas do processo. Alguns não chegaram sequer a assistir à concretização da autonomia, em 1926.

Mas a sua evocação recorda-nos uma verdade essencial: as grandes conquistas coletivas raramente são obra de uma só pessoa ou de um único momento. São o resultado de vontades que se acumulam, de esforços que se sucedem e de convicções que resistem ao tempo.

Entre aqueles que assumiram particular relevância neste processo, importa destacar Domingos Luís da Conceição, João Carlos Vaz da Cunha e o Dr. Carlos Barbosa, figuras que merecem um lugar especial na memória da luta pela autonomia da Murtosa.

E importa igualmente recordar António Augusto Valente de Almeida, cuja intervenção pessoal, num momento decisivo, ajuda a compreender como uma aspiração antiga pôde finalmente transformar-se em realidade.

Nos dias 15 e 16 de outubro de 1926, deslocou-se a Lisboa para falar pessoalmente com o ministro do Interior, Jaime Afreixo, procurando desbloquear o processo e alcançar uma decisão favorável à autonomia concelhia.

Poucos dias depois, a reivindicação concretizava-se legalmente.

Os Decretos n.ºs 12 569 e 12 570, publicados em 30 de outubro de 1926, marcaram esse momento decisivo. O primeiro determinou a separação da Murtosa e do Bunheiro do concelho de Estarreja, constituindo um novo concelho com sede na Murtosa. O segundo integrou-se no processo de organização administrativa que acompanhou essa nova realidade concelhia.

A Murtosa passava, assim, a dispor de um espaço próprio de decisão e de governação.

A autonomia não significava que todos os problemas estivessem resolvidos. Significava, antes, que a comunidade passava a ter novos instrumentos para enfrentar os seus desafios, definir prioridades e construir o seu próprio caminho.

E essa conquista merece ser recordada com respeito e gratidão.

Porque houve quem sonhasse a autonomia. Houve quem a defendesse. Houve quem lutasse por ela. E houve quem, no momento decisivo, tivesse a determinação necessária para a tornar realidade.

A todos devemos memória.

A todos devemos reconhecimento.


 

Cem anos de governação, cem anos de construção coletiva

Depois da autonomia, começou uma nova etapa: a de transformar a conquista administrativa numa realidade concreta de desenvolvimento, de organização e de progresso.

Ao longo destes cem anos, a Murtosa conheceu diferentes tempos políticos, diferentes circunstâncias económicas e sociais, diferentes desafios e diferentes formas de governação.

Passaram presidentes de comissões administrativas e presidentes da Câmara Municipal. Cada um exerceu as suas funções num contexto próprio, com as possibilidades e as limitações do seu tempo.

Recordamos António José de Oliveira Guerra, que presidiu à Comissão Administrativa entre 1926 e 1928; Júlio Ferreira Baptista, entre 1928 e 1929; e João Carlos Henriques Tavares de Sousa, que exerceu funções entre 1929 e 1930 e, posteriormente, entre 1932 e 1935.

Recordamos António Augusto Valente de Almeida, entre 1930 e 1932, e José Tavares Afonso e Cunha, que presidiu à Comissão Administrativa entre 1935 e 1937 e regressou à presidência da Câmara entre 1959 e 1963.

Recordamos igualmente Frederico de Clamouse Browne Van Zeller, em 1937, e Apolinário da Silva Portugal, que presidiu à Câmara entre 1937 e 1959.

Seguiram-se António Fernando de Sousa Tavares Cascais, entre 1963 e 1967; Celso Augusto Baptista dos Santos, entre 1967 e 1969; Miguel Maria da Silva Portugal, entre 1969 e 1970; e Manuel Leite de Almeida Baptista, entre 1970 e 1974.

Em 1974, num ano de profunda transformação política nacional, a presidência foi exercida por Aurélio do Patrocínio Nunes, seguindo-se José Maria da Silva, à frente da Comissão Administrativa entre 1974 e 1977.

Já no período democrático, António Joaquim Morais Tavares da Fonseca presidiu à Câmara entre 1977 e 1985. Seguiram-se Manuel Cunha da Silva, entre junho e dezembro de 1985; Manuel Maria Portugal da Fonseca, entre 1986 e 1990; e Augusto Carlos dos Santos Leite, entre 1990 e 1998.

Importa também assinalar o exercício temporário da presidência por Domingos da Silva Lopes, entre 4 de agosto e 1 de outubro de 1995, durante a suspensão do mandato de Augusto Leite.

Posteriormente, António Maria dos Santos Sousa presidiu à Câmara entre 1998 e 2011.

Joaquim Manuel dos Santos Batista assumiu funções entre 2011 e 2025.

Desde 2025, a presidência é exercida por Januário Vieira da Cunha.

Evocar estes nomes não significa esquecer as diferenças entre os seus mandatos, nem emitir sobre todos o mesmo juízo histórico.

Significa reconhecer a continuidade de uma instituição que atravessou um século e que, em cada período, foi chamada a responder às necessidades da população.

Mas há algo que importa sublinhar: a história da Murtosa não é apenas a história dos seus presidentes.

É também a história dos vereadores, dos membros das assembleias municipais, dos presidentes e membros das juntas de freguesia, dos trabalhadores do município e das instituições que, diariamente, contribuíram para o funcionamento da comunidade.

É a história das associações, dos clubes, das coletividades culturais, recreativas e desportivas, das instituições de solidariedade social, das escolas e de todos aqueles que, muitas vezes sem reconhecimento público, fizeram acontecer aquilo que hoje consideramos parte da nossa vida coletiva.

É a história dos pescadores e dos agricultores, dos trabalhadores e dos empresários, dos comerciantes, dos professores, dos profissionais de saúde, dos voluntários e de tantas outras pessoas que, através do seu trabalho, ajudaram a construir a Murtosa.

É também a história de quem partiu à procura de melhores oportunidades, sem nunca deixar de transportar consigo a ligação à sua terra.

E é a história das famílias que aqui criaram raízes, educaram os seus filhos e transmitiram, de geração em geração, o sentimento de pertença a esta comunidade.

A todos pertence este Centenário.

Porque um concelho não é apenas o seu território, os seus edifícios ou os seus órgãos autárquicos. Um concelho é, acima de tudo, a sua gente.

Uma identidade que nos distingue

Ao longo destes cem anos, a Murtosa foi mudando. Mudaram as atividades económicas, os modos de vida, as acessibilidades, as necessidades das famílias e as expectativas das novas gerações.

Mas há elementos que permanecem e que continuam a definir a nossa identidade.

A Ria de Aveiro é um deles. Não apenas como paisagem, mas como espaço de vida, de trabalho, de cultura e de memória. A relação dos murtoseiros com a água moldou profissões, hábitos, saberes e tradições que fazem parte da nossa identidade coletiva.

Os moliceiros, a arte da construção naval, as atividades ligadas à Ria, a gastronomia, as tradições populares e o património natural constituem uma riqueza que não pode ser entendida apenas pelo seu valor turístico ou económico.

São testemunhos de uma forma de viver e de uma relação singular entre as pessoas e o território.

Preservar essa identidade não significa imobilizar a Murtosa no tempo. Significa reconhecer aquilo que nos distingue e encontrar formas de o valorizar num mundo em permanente transformação.

O desafio está precisamente aí: conservar sem cristalizar, inovar sem descaracterizar, desenvolver sem destruir aquilo que torna a Murtosa única.

E esse desafio é ainda mais importante quando pensamos no futuro das nossas quatro freguesias, na coesão do território e nas oportunidades que queremos criar para todos os que aqui vivem.


 

O Centenário como compromisso com o futuro

Um centenário convida-nos, naturalmente, a olhar para trás. E temos razões para o fazer com orgulho.

Mas uma comemoração desta dimensão não pode limitar-se à evocação do passado. Deve também constituir um momento de reflexão sobre o presente e de compromisso com o futuro.

Celebrar cem anos de autonomia não significa considerar concluída a obra iniciada em 1926.

Significa reconhecer que recebemos uma herança, mas que essa herança não nos pertence em exclusivo. Cabe-nos cuidar dela, valorizá-la e, sobretudo, preparar o futuro.

A pergunta que devemos fazer neste Centenário não é apenas o que fomos ou o que conseguimos construir.

É também esta:

Que Murtosa queremos ser nos próximos cem anos?

Queremos um concelho que preserve a sua identidade, sem ficar prisioneiro do passado.

Que valorize o seu território, sem desperdiçar as suas oportunidades.

Que cuide das suas pessoas, sem deixar ninguém para trás.

Que crie condições para que os jovens possam estudar, trabalhar, viver e constituir família na sua terra.

Que saiba aproveitar as suas potencialidades económicas, culturais e ambientais, criando emprego, atraindo investimento e promovendo um desenvolvimento sustentável.

Que tenha serviços públicos próximos das pessoas, instituições fortes e uma comunidade onde a participação cívica não seja apenas desejada, mas efetivamente valorizada.

Queremos uma Murtosa que saiba ouvir, dialogar e encontrar respostas para os problemas concretos da população.

Uma Murtosa capaz de respeitar o seu passado, enfrentar com coragem os desafios do presente e preparar, com ambição e responsabilidade, o seu futuro.

Este compromisso não pertence a uma força política, a um executivo municipal ou a uma geração. É uma responsabilidade coletiva.

As diferenças de opinião, as perspetivas distintas e o debate democrático fazem parte da vida de uma comunidade viva. O essencial é que saibamos colocar o interesse público acima das conveniências do momento e reconhecer que o futuro do concelho é maior do que qualquer mandato.

Porque os mandatos passam. As maiorias mudam. Os responsáveis autárquicos sucedem-se.

Mas a Murtosa permanece.

E cada geração é chamada a fazer a sua parte.


 

Uma herança que temos de merecer

Há uma ideia que gostaria de deixar neste momento de celebração.

Nenhuma geração é proprietária da sua terra. Somos apenas depositários de uma herança.

Recebemos a Murtosa daqueles que a sonharam.

Recebemos a Murtosa daqueles que lutaram pela sua autonomia.

Recebemos a Murtosa daqueles que, ao longo de cem anos, trabalharam, construíram, cuidaram e acreditaram.

Recebemos um território com uma identidade própria, uma comunidade com uma história singular e um património que temos a obrigação de preservar e valorizar.

Agora, cabe-nos a nós.

Cabe-nos cuidar do que recebemos, corrigir o que ainda não está bem, aproveitar as oportunidades que temos pela frente e criar condições para que as gerações futuras encontrem aqui razões para permanecer, regressar e construir os seus projetos de vida.

Não nos basta dizer que temos orgulho na nossa terra. Temos de demonstrá-lo nas decisões que tomamos, nas prioridades que definimos, na forma como cuidamos do território e na atenção que damos às pessoas.

Não nos basta celebrar os que vieram antes de nós. Temos de estar à altura do exemplo que nos deixaram.

E não nos basta falar do futuro. Temos de começar a construí-lo hoje.

Porque o verdadeiro significado de um centenário não está apenas em celebrar os cem anos que passaram. Está em merecer os cem anos que virão.

Concluindo

Em 1926, a Murtosa conquistou a sua autonomia concelhia. Foi uma conquista que resultou de uma longa aspiração e da determinação de homens que acreditaram que a sua terra tinha o direito de decidir o seu próprio caminho.

Cem anos depois, cabe-nos honrar essa conquista.

Honrá-la preservando a nossa identidade.

Honrá-la reconhecendo todos aqueles que contribuíram para a nossa história.

Honrá-la cuidando da nossa comunidade e do nosso território.

Honrá-la, sobretudo, construindo um concelho com mais oportunidades, mais coesão, mais qualidade de vida e mais confiança no futuro.

Que saibamos receber esta herança com gratidão, cuidar dela com responsabilidade e entregá-la às gerações seguintes ainda mais rica, mais forte e mais preparada para os desafios do seu tempo.

Porque a Murtosa não nasceu em 1926.

Mas, em 1926, conquistou o direito de decidir o seu próprio caminho.

E a nossa responsabilidade é garantir que esse caminho continue a ser percorrido com dignidade, ambição e esperança.

Receber. Cuidar. Transformar. Entregar.

Que estas quatro palavras traduzam o compromisso da nossa geração com a Murtosa.

Que saibamos honrar a nossa história.

Que saibamos estar à altura do nosso presente.

E que saibamos preparar o futuro.

Viva a Murtosa!

Viva quem a sonhou, quem a construiu e quem continua a construí-la!

E viva, sobretudo, a Murtosa que ainda está por construir!

 

Paulo Teixeira de Amorim

29 de outubro de 2026