Requalificação na zona de Sá-Barrocas leva área da antiga Ilha do Canastro a concurso.

A qualificação urbana da Rua do Carramona e da Rua da Ilha do Canastro, na zona de Sá-Barrocas, está a concurso.

Trata-se de uma empreitada com o valor base de 271 mil euros.

A obra vai qualificar o sistema viário e pedonal em toda a sua extensão, com a criação de baias de estacionamento, a construção de novos passeios e a valorização do espaço urbano com a componente arbórea.

Segundo nota da autarquia, serão privilegiados os modos suaves de transporte, estabelecendo a ligação aos percursos existentes, com a criação de condições de circulação pedonal e de bicicletas, reduzindo significativamente a presença do automóvel e do ambiente rodoviário, reservando o acesso a viaturas de moradores e de cargas e descargas.

Assegura a criação de acessos às traseiras e às garagens dos prédios no local.

De acordo com as necessidades serão revistas as redes de infraestruturas, nomeadamente a rede de águas pluviais, de incêndios e de iluminação pública.

Na zona onde se apresentava o edifício da “Ilha do Canastro” será ampliado o parque de estacionamento provisório.

Esta intervenção foi viabilizada pelo acordo de cooperação e assinatura de um Contrato de Comodato entre a CMA e a Paróquia da Vera Cruz, no último ano (agosto 2020), que permitiu a demolição dos passivos urbanos existentes nesta zona.

Uma das áreas conhecidas era a denominada “Ilha do Canastro” que obrigou ao realojamento de nove famílias que ali residiam e transitaram para o Bairro de Santiago em apartamentos renovados, em regime de renda apoiada.

 

foto: Diário de Aveiro