PSD: Amadeu Albergaria exige do Governo respostas sobre conservação da Escola Egas Moniz.

O deputado do PSD Amadeu Albergaria manifesta-se preocupado com o estado de degradação das instalações da Escola EB 2.3 Egas Moniz, de Avanca, Concelho de Estarreja, e quer saber do Ministério da Educação se está prevista alguma intervenção no estabelecimento de ensino. Numa Pergunta dirigida ao ministro da tutela, o parlamentar social democrata dá conta da disponibilidade da Câmara Municipal para a celebração de um protocolo no qual a autarquia aceitaria ser dona da obra. No texto que suporta a referida 'Pergunta', Amadeu Albergaria recorda "a denúncia que o PSD tem feito da diminuição efetuada pelo Governo no que concerne ao investimento público nas obras de requalificação e manutenção nos estabelecimentos escolares do país", o que, na sua opinião, “potencia a multiplicação de casos onde se verificam acelerados e acentuados processos de degradação dos edifícios escolares, como é o caso da Escola EB 2.3 Professor Egas Moniz”. “Segundo denúncia da Associação de Pais, há muito que a referida escola apresenta condições indignas para professores, alunos e funcionários". Para Amadeu Albergaria, é “inaceitável esta situação de completa degradação da Escola”, lembrando “ser competência direta do Ministério da Educação a conservação e manutenção deste tipo de estabelecimentos escolares”. Na 'Pergunta' agora dirigida, o deputado diz tratar.se de uma “situação grave, pelo que se exige uma pronta e adequada resposta por parte da tutela, no sentido de serem garantidas as necessárias condições de conforto e salubridade indispensáveis ao bom desempenho dos alunos, dos professores e dos funcionários”. “Temos conhecimento de que a Câmara Municipal de Estarreja terá já demonstrado junto das entidades competentes, e por diversas vezes, a sua preocupação pelo avançado estado de degradação deste estabelecimento escolar. Mais, sabemos que o município manifestou disponibilidade para - apesar de esta não ser uma competência direta sua - com o Governo, participar numa solução que vise a requalificação da escola, designadamente através da formalização de um protocolo, dotado de verbas correspondentes por parte do Governo, com o Ministério da Educação, assumindo-se a autarquia como dona da obra”, lê-se.