Projetos inclusivos triunfam no Orçamento Participativo de Ílhavo.

Natação inclusiva e Espaço “Ti Joana Maluca” são as ideias vencedoras do Orçamento Participativo de Ílhavo.

Os projetos “Natação Inclusiva”, de Michaela Gomes Ferreira, e “Espaço Ti Joana Maluca”, de Dulcineia Pata, foram os mais votados pela população residente no Município de Ílhavo.

Os resultados foram revelados na sexta-feira passada, numa sessão que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova.

O projeto mais votado foi o de Michaela Ferreira, com 299 votos, entre um total de 1653.

Com um valor estimado de 20.500 euros, “Natação inclusiva” prevê colocar ao dispor da comunidade materiais de natação adaptada, tais como coletes de estabilidade, material didático adaptado, elevadores portáteis para entrada na água e cadeiras de banho.

O projeto prevê, ainda a formação de professores e nadadores-salvadores, no apoio a deficientes e seniores, bem como no manuseamento dos aparelhos de acesso à água.

Estes equipamentos, a instalar nas Piscinas Municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, poderão ser utilizados por toda a comunidade portadora de deficiência, desde a mais severa à ligeira, podendo ainda ser utilizado por seniores com capacidade de mobilidade reduzida.

O segundo projeto mais votado, de Dulcineia Pata, com 185 votos, prevê a criação de um espaço junto ao campo de relvado sintético, na Freguesia da Gafanha da Encarnação, onde crianças, jovens, adultos e seniores possam desfrutar de momentos de lazer.

Inclui uma zona de refeições e lazer e ainda um miniparque aventura, ambos de acesso inclusivo.

O valor estimado, de 69.424,38 euros, inclui os equipamentos idealizados para o espaço, assim como a adequada pavimentação do solo.

Esta segunda edição do Orçamento Participativo contou com uma dotação de 100 mil euros (mais 15 mil do que a edição 2023), com um limite de 70 mil euros por projeto – o que permite implementar estes dois projetos.