Os deputados do CDS-PP João Pinho de Almeida (na foto) e António Carlos Monteiro querem saber se o Governo já cumpriu a Resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo a alteração do traçado da A32 e da sua ligação à A25.
Numa pergunta enviada ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas os deputados do CDS-PP questionam se o Governo já procedeu ao levantamento das condicionantes que, na leitura do PP, “prejudicam gravemente” o desenvolvimento de várias freguesias nos concelhos de Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis.
Branca, Albergaria-a-Velha e Pinheiro da Bemposta foram das que mais se queixaram atendendo à travessia dos territórios e à proximidade da A1 e da A29. Da Branca surgiu mesmo um abaixo assinado com 4 mil assinaturas na contestação ao traçado.
Os deputados querem saber se o Governo está a proceder à avaliação de um traçado alternativo, articulando com as autarquias locais que se encontram representadas na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, nomeadamente Sever do Vouga e para quando se prevê a apresentação de resultados.
A Resolução da Assembleia da República recomendava o abandono em definitivo do traçado anteriormente previsto para o prolongamento da A32, tendo em vista a ligação à A25, e a promoção, no mais curto espaço de tempo, da avaliação de um traçado alternativo.
Apelava à cessação dos constrangimentos ao uso dos solos impostos pela solução de traçado anteriormente prevista para o prolongamento da A32 entre Oliveira de Azeméis e a A25 em Albergaria-a-Velha.