Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, volta a centrar atenções na Bairrada.
Desta vez, acompanhado de Isabel Lemos, da organização do partido na Mealhada, passou pela Rota da Bairrada. A reunião inclui uma visita ao restaurante/matadouro Pedro dos Leitões e um encontro com um produtor de leitões da Mealhada.
Com esta iniciativa, o PCP pretende conhecer melhor o processo em curso de certificação do Leitão da Bairrada. Um projeto que poderia contribuir para revitalizar o setor da agropecuária da região.
Estima-se que a produção da Bairrada represente qualquer coisa entre um milhão e meio a dois milhões de leitões por ano, parte dos quais oriundos de fora do país.
“Por aqui se pode avaliar o enorme potencial de desenvolvimento que pode resultar do processo de certificação, bem conduzido em função dos interesses locais. A necessidade de tipificar o produto, usando uma raça local, como seja o porco bísaro, constitui o primeiro passo visando a construção de um caderno de encargos que terá que passar pelo crivo de Bruxelas”.
O PCP diz que este processo de certificação pode enquadrar-se numa “estratégia mais ampla de desenvolvimento regional assente nos recursos endógenos e destinada a valorizar a produção local, não só do leitāo mas de todas as restantes iguarias que o acompanham, incluindo o vinho da Bairrada, outro ex-libris da região”.