O PCP diz que a falta de recursos humanos no Centro Hospitalar do Baixo Vouga levou à rotura na Radiologia no Hospital Visconde de Salreu, em 5 dos 7 dias da semana, durante o Verão por falta de técnicos superiores de saúde que possam garantir a escala.
No rescaldo deste episódio, o Partido Comunista diz que irá solicitar uma reunião com o Conselho de Administração (CA) do CHBV no sentido de apurar quais as diligências tomadas para a resolução do problema.
O Hospital de Salreu surge como face visível e, segundo o PCP, a existência de internamento de Medicina Interna acaba por amplificar o problema.
“Também a realização de exames pedidos pela consulta externa (sobretudo TAC) estiveram em causa, mas o Serviço acabou por assegurar estes exames após uma denúncia pública de um utente”.
O período de férias servirá como justificação e o PCP fala num cenário de rotura do Serviço de Imagiologia que penaliza também os trabalhadores.
O PCP afirma ter conhecimento da recente contratação de técnicos por parte do CHBV mas diz que não será suficiente para o cumprimento das 35h semanais para todos os trabalhadores.
E deixa nova crítica ao desequilíbrio entre os serviços de imagiologia nos setores privado e público.
“O PCP nota que as clínicas privadas de realização de exames imagiológicos continuam a prosperar em Aveiro, enquanto misteriosamente o serviço público definha. Enquanto os privados adquirem equipamentos para realização de Ressonância Magnética, o Serviço de Imagiologia do CHBV encerra valências e vê-se incapaz de assegurar os exames mais básicos aos seus doentes”.