Dia do Município de Ovar com homenagens, empreitadas e momentos culturais.
Evento agendado para esta quinta-feira, 25 de julho, com homenagens, consignação de empreitadas, apresentação de projetos de valorização de vários espaços e momentos culturais.
Um dos momentos altos do dia é a atribuição de distinções honoríficas a personalidades e associações que deram ou têm dado o seu contributo para o desenvolvimento e prestígio do Município.
No total, vão ser entregues 14 medalhas municipais.
Fernando Raimundo Rodrigues (Medalha de Ouro do Município – a título póstumo); Manuel Ramos Costa (Medalha de Mérito Municipal Ouro – a título póstumo); António Saramago, Manuel Ramos, Manuel de Pinho Graça, Joaquina Flores, Pompílio Souto, Francisco Xavier Ferreira de Sousa e Luís Ferreira de Matos (Medalhas de Mérito Municipal Prata); Leandro Ribeiro, João Gomes, Tanoaria Josafer, Companhas “Jovem” e “Buçaquinho (Medalhas de Mérito Municipal Cobre) estão na lista de homenageados.
Para além das homenagens, a Sessão Solene evocativa do Dia do Município, marcada para as 10h, no Centro de Arte de Ovar, irá ainda assinalar o 40º aniversário da elevação de Ovar a Cidade.
Este é também o momento de o Município de Ovar dar a conhecer aos munícipes alguns do seus projetos e iniciativas.
As cerimónias contam, assim, com a consignação das empreitadas do Centro Escutista do Buçaquinho, às 15h30, em Cortegaça e do Prolongamento da Rua Jorge Barradas, às 16h30, em Ovar, da cedência do espaço Olaria à Cenário – Centro Náutico da Ria de Aveiro, às 17h e da apresentação do conceito do Praça Cine-Teatro, às 18h, no Mercado Municipal de Ovar.
Destaque, ainda, para a Guarda de Honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar e Hastear das Bandeiras, a abrir as comemorações, às 9h30, na Praça da República e da Eucaristia Solene do Padroeiro S. Cristóvão de Ovar, na Igreja Matriz de Ovar, às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz.
Três momentos culturais marcam o Dia do Município de Ovar.
A estreia do espetáculo ‘desen’Canto, pelo projeto Fora da Caixa Companhia de Dança | ACR Valdágua é um dos momentos mais aguardados.
Depois da música e do teatro, com o objetivo de estimular a criação artística e promover a identidade do concelho, a autarquia voltou a desafiar um agente cultural do território para criação de um espetáculo, desta vez na área da dança. Inspirado na arquitetura do Tribunal de Ovar e do painel de azulejo “Cantigas do Mar”, o espetáculo, marcado para sábado, 27 de julho, às 22h, no largo do Tribunal de Ovar, fala sobre a vida quotidiana de Ovar, abordando a arte xávega, a ligação ao mar e as tradições e vivências dos vareiros.
Para apontar na agenda o concerto “Milhanas”, no dia 25 de julho, às 22h, integrado no Festival do Pão de Ló e Ovar, que decorre no Jardim Almeida Garrett e a exposição “Manuel Ramos Costa, Vida e Obra”, no Museu Ovar.
Esta proposta artística, que conta com a curadoria da CONTACTO - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar e Museu de Ovar será inaugurada, no dia 25 de julho, às 12h30.