Ovar: Feriado Municipal com celebração do mérito.

Ovar assinala o Dia do Município na próxima sexta-feira, 25 de julho, num programa simbólico que quer celebrar as tradições vareiras.

Com a atribuição de 16 medalhas de mérito municipal a individualidades e coletividades e com espetáculos com a envolvência de associações culturais e da comunidade, a cerimónia realça a cultura vareira.

Num programa que estimula a participação cívica de toda a população, destaca-se, ainda, a visita ao novo Centro Escutista do Buçaquinho.

O programa arranca, às 9h30, na Rua Elias Garcia, com a Guarda de Honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho e o Hastear das Bandeiras.

Segue-se, às 10h00, na Praça da República, a Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ovar e do 41º aniversário da elevação de Ovar a Cidade, em que serão homenageados Mário Almeida, Maria Luísa Resende, Florentino Fernandes de Sousa e Clara D’Ovar, a título póstumo e o Pão de Ló de Ovar com a Medalha de Mérito Municipal Ouro; Maria de Lurdes Breu, Manuela Teixeira Pinto, Estela Tomé, Eduardo Alexandre Enes Gonçalves e Carlos Moia Nunes da Silva com a Medalha de Mérito Municipal Prata e o Grupo Recreativo Escola de Samba Juventude Vareira, o Grupo de Carnaval Marados, a Conferência de S. Vicente de Paulo de N. Sra. do Amparo, Irene Malheiro, Guilherme Terra e Beatriz Pinheiro com a Medalha de Mérito Municipal Cobre.

À tarde, às 14h30, na contagem decrescente para a receção de milhares de escuteiros no concelho, irá decorrer uma visita ao Centro Escutista do Buçaquinho e ao campo principal do 16º World Scout MOOT, em Cortegaça.

De regresso à Praça da República, a partir das 16h00, as portas dos Paços do Concelho abrem para uma visita guiada. Esta é mais uma ação para aproximar o poder autárquico dos cidadãos.

O Dia do Município será, ainda, o mote para anunciar publicamente e celebrar a atribuição, pela UNICEF ao Município Ovar, do Selo de “Ovar Município Amigo das Crianças”.

Às 16h15 há Desfile que releva os Direitos das Crianças.

Conduzido pela Associação Musical Banda do Lau, parte da Praça da República e conta com a atuação do GRES Juventude Vareira, na Ponte sobre o rio Cáster e do Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, no Largo da Igreja Matriz de Ovar, dirigindo-se ao Parque Urbano.

No Parque Urbano de Ovar, às 17h00, será inaugurado o Jardim dos Direitos das Crianças, com as Associações de Pais do Concelho de Ovar, os Agrupamentos de Escuteiros e o Mecanismo de Coordenação do Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF a plantarem, simbolicamente, flores.

Será, também, lançado o projeto “A_Ma-las a brincar” e assinada uma Carta de Compromisso, resultado de sugestões das crianças no âmbito da ação “Dia Aberto com o Presidente”.

Em paralelo, haverá, ainda, uma proposta de experimentação musical dinamizada pela Associação Musical Banda do Lau.

Segue-se, às 19h00, a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro S. Cristóvão de Ovar, na Igreja Matriz de Ovar.

No domingo, 27 de julho, na Praça da República, música de Virgul e Orquestra & Coro Municipal de Ovar.

O programa das comemorações do Dia do Município integra, ainda, a abertura do Festival do Pão de Ló de Ovar que inaugura na quinta-feira, 24 de julho, às 19h00, no Jardim Almeida Garrett.

“Esta é uma comemoração muito significativa para o Município de Ovar, porque convoca todos os munícipes a celebrar o tanto que nos une - o trabalho diário de todos, cada com um com o seu papel, em prol do desenvolvimento do concelho”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.