A Associação de Melhoramentos da Mamarrosa recebeu um encontro promovido pela Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP, que contou com a presença da deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, para debater questões de saúde.
Participaram mais de meia centena de utentes da União de Freguesias de Bustos, Mamarrosa e Troviscal.
Ouviram-se sobretudo queixas e preocupações dos utentes, que não compreendem nem aceitam, no caso da Mamarrosa, que existindo boas instalações no Centro de Saúde “se venham a degradar e diminuir os serviços prestados, deixando assim antever que o futuro poderá passar pelo fecho destas unidades”.
Atualmente o tempo espera por uma consulta é cerca de seis meses, mesmo em casos mais urgentes, sendo muitas vezes a única opção a ida ao lotado serviço de urgência do Hospital de Aveiro.
Para além dos atrasos nos serviços, também o não cumprimento das agendas e marcações faz com que os utentes necessitem de se deslocar várias vezes ao centro de saúde para resolver a mesma questão.
A deputada Diana Ferreira explicou que “são as opções políticas e não limitações orçamentais”, que justificam esta falta de investimento no Serviço Nacional da Saúde.
A parlamentar defende que há “um grande financiamento público aos privados” através das Parcerias Pública Privadas e que a mudança de rumo só será possível “quando a correlação de forças na Assembleia da República se alterar”.
Referência do PCP à importância de manter a “geringonça” evitando maiorias absolutas.