Oliveira do Bairro e Anadia pedem ação vigilante no Rio Levira para combater focos de poluição.

Poucas horas depois da denúncia da Câmara de Águeda sobre poluição na Pateira de Fermentelos, também as autarquias de Anadia e Oliveira do Bairro pedem mão firme às autoridades para acabar com focos poluidores no Rio Levira.

Já arrancaram as obras de “Reabilitação e Valorização Ecológica do Rio Levira”, nos Concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, num investimento de 300 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente.

A propósito desta intervenção, o Município de Oliveira do Bairro promoveu esta segunda-feira, 5 de julho, em Montelongo da Areia, uma sessão pública de sensibilização, que juntou o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, o Vereador da área do Ambiente do Município de Anadia, Lino Pintado, e um representante da Agência Portuguesa do Ambiente, João Alberty, bem como cerca de quatro dezenas de populares.

A empreitada conta com intervenções de corte e limpeza da vegetação arbórea, erradicação e controle de plantas invasoras, de reabilitação das margens do rio através da aplicação de técnicas de engenharia natural, tendo em vista a sua estabilização, e de valorização ecológica e paisagística, com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas.

Após a apresentação seguiu-se um período de discussão, com vários comentários e questões a serem colocadas pelos presentes a Duarte Novo e aos representantes da APA e da equipa projetista.

Nesta fase, foi evidente a preocupação da população com a questão da poluição e das descargas ilegais de empresas e particulares para o rio, apelando-se a uma maior fiscalização por parte das entidades responsáveis.

A este propósito Duarte Novo e Lino Pintado esclareceram que a investigação desses casos não cabe aos Municípios, acrescentando que as suas autarquias, logo que têm conhecimento de algum incidente ou denúncia, de imediato reencaminham essa informação para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Ainda a este propósito, o autarca de Oliveira do Bairro deixou um apelo a toda a comunidade para que denuncie esses casos de poluição, entrando de imediato em contacto com a Câmara Municipal.

O rio Levira apresenta uma extensão total de 23,24 Km, percorrendo o Concelho de Anadia, numa extensão de 12,55 Km, e o Concelho de Oliveira do Bairro, numa extensão de 10,70 Km.