No âmbito da programação de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, a Biblioteca Municipal tem patente o núcleo expositivo “Moleiro” da exposição “As {11} Vidas da Ria”, que se encontra repartida pelos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Na mostra, composta por 11 núcleos diferentes, valorizam-se as peças do Traje Popular da Ria, que testemunharam a vida quotidiana da população em atividades como a agricultura e pesca, a salicultura, a apanha do moliço e outras que, durante centúrias, constituíram o motor da economia local. O traje documenta o passado histórico da região da Ria, os contactos comerciais e culturais, as ideias vigentes, religiosas ou morais, adaptando-se à especificidade do meio geográfico, nomeadamente, através dos materiais e tecidos utilizados.
Em Albergaria-a-Velha, dá-se destaque ao Traje de Moleiros. A atividade de moagem de farinhas era muito importante no território e, na sua atividade, os moleiros e as moleiras privilegiavam um vestuário simples e prático, que facilitasse os variados trabalhos desta profissão essencial, que incluía muitas viagens, não só para irem moer o cereal ao moinho, mas também para venderem a farinha nos mercados, feiras ou casas particulares das redondezas.
A exposição “As {11} Vidas da Ria” pode ser visitada até 29 de setembro, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal, bem como nos restantes 10 municípios da Região de Aveiro.