Os prazos "são para cumprir" e o esforço passa por garantir que o financiamento comunitário não corra riscos.
O Presidente da Câmara de Ílhavo guiou, esta manhã, uma visita a investimentos em curso no Município e deixou o sinal de alerta. A obra de requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre, a reabilitação do Teatro da Vista Alegre e o "inovador" Edifício Sócio-Cultural e Extensão de Saúde da Costa Nova, foram os pontos de passagem.
Fernando Caçoilo reforçou a importância dos prazos de conclusão de obra serem escrupulosamente cumpridos. É que, em causa, está o financiamento das obras na Vista Alegre.
Abordou a questão ao lado do empreiteiro da obra. "O empreiteiro tem a consciência que a 'luta' é grande. Há que respeitar os prazos no âmbito do Quadro Comunitário. A obra tem de estar pronta, impreterivelmente, em Junho", vincou. As inaugurações "serão no Verão" mas "antes da inauguração temos de acabar as obras", referiu.
"São seis mil metros quadrados de quase 200 anos de história que estamos a transformar", disse.
É um projecto global "extremamente interessante, com vivências entre o Museu da Vista Alegre, o Museu Marítimo, o Aquário de Bacalhaus e o ECOMARE. Serão peças importantes para o Município. Qualquer pessoa que visite a região terá de vir obrigatoriamente a Ílhavo. Todo o projecto é muito importante" sublinhou.
No Teatro da Vista Alegre "houve a preocupação de manter a traça da sala principal. Não há alterações. Os camarins são reformulados. A cobertura será toda substituída. As cinco moradias contíguas foram abaixo e serão reconstruidas porque estavam degradadas. São ainda construidas várias salas de apoio, um bar, sanitários, espaços de exposição e formação profissional. A zona de apoio técnico ao edifício será no primeiro-andar", disse.
O edifício sócio-cultural e extensão de saúde da Costa Nova será "uma obra arquitectónica de referência", na opinião do autarca.
O edifício tem uma arquitectura vanguardista. É todo construido em madeira. A construção beneficia de apoio financeiro de Fundos Comunitários em 85 por cento. A extensão de saúde é comparticipada pelo Mistério da Saúde (15 por cento). "É uma edifício com um cariz polivalente e de grande capacidade logística. Tem uma arquitectura especial. Parece um barco. Está maravilhoso. Não tenho dúvidas que será premiado pela sua arquitectura. Não há nada igual em lado nenhum".
Fernando Caçoilo fez questão de recordar na visita realizada esta manhã que "não há em Portugal tantas gruas instaladas por metro quadrado como neste Concelho. Ílhavo é caso único na realização de projectos e construção. Aqui fazemos obra".