O Partido Socialista de Ílhavo considera que "não há desenvolvimento harmonioso" no Concelho de Ílhavo "se não houver desenvolvimento harmonioso na Gafanha da Nazaré". A regeneração urbana e a mobilidade foram apontados como pilares dessa qualificação.
Sérgio Lopes, Presidente da Concelhia socialista, defende que o conforto e a segurança são pilares ao nível da mobilidade. "Não há desenvolvimento de forma sustentada no Concelho se não houver desenvolvimento da Gafanha da Nazaré de forma sustentada", vincou (com áudio).
O Roteiro sobre Regeneração Urbana e Mobilidade do PS pretendeu "pensar a cidade da Gafanha para que ela possa contribuir para o desenvolvimento do Concelho como um todo. Nunca se fez investimento público relevante, aqui, para contrariar os seus constrangimentos a vários níveis".
Alfredo Sousa, arquiteto de profissão, falou de uma Freguesia marcada pelo investimento privado mas onde existem bolsas de habitações com fracas condições e sem a devida legalidade.
"Visitamos um bairro na mata e fiquei admirado. Na Gafanha há ainda alguma capacidade de criar boas condições de habitação e fiquei surpreendido. É um problema com bairros de génese ilegal. Há o quintal, a horta vedada e a garagem passa a casa".
Pedro Silva, especialista em Planeamento do Território, defende que a participação dos cidadãos é fundamental no sucesso das operações de regeneração urbana.
"Há um desafio de mudança de paradigma. Temos aqui a oportunidade de lançar novas formas de estar. Na Gafanha é importante juntar todos para construir um bom programa de política de cidade. Todos devem contribuir para a solução. Quem sente esta realidade tem de contribuir para as mudanças positivas".