O Município de Ílhavo aprova revisão da Carta Educativa.
O Executivo Municipal aprovou o documento de revisão, esta semana, em reunião de Câmara.
Este documento define as respostas a dar às necessidades de educação e formação, assegurando uma melhor utilização dos recursos disponíveis, de acordo com a evolução demográfica e socioeconómica.
O documento abrange os estabelecimentos da rede pública, privada, cooperativa e solidária, refletindo a estratégia municipal para reduzir o abandono escolar precoce e promover o sucesso educativo.
Prevê também a intervenção do Município de Ílhavo no desenvolvimento das atividades complementares de ação educativa e na promoção do desporto escolar.
O processo de revisão da Carta Educativa de Ílhavo iniciou-se no ano letivo 2023/2024, tendo sido concluído no ano letivo seguinte.
O documento obteve parecer positivo do Conselho Municipal de Educação, reunido a 4 de abril de 2025.
Ao nível do diagnóstico estratégico a metodologia passou não só pela análise e recolha de dados, mas também pela auscultação, em grupos focus, do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Juventude, Vereadores, Agrupamentos de Escolas, Presidentes das Juntas de Freguesia, Comunidade Escolar (docentes, não docentes, associações de pais, associações de estudantes, EMACE e serviço educativo), tecido social, IPSS, entidades ligadas à formação e ao emprego, entre outros.
Rede física, inclusão e dinâmicas educativas inovadoras, envolvimento, participação e capacitação das famílias e as respostas ao nível das creches são alguns dos temas fundamentais.
A Carta Educativa será agora submetida à Assembleia Municipal de Ílhavo e carece ainda de parecer positivo do Ministério da Educação para a sua implementação.