A MUBi congratula-se com o fecho do Rossio e Bairro da Beira Mar ao trânsito automóvel mas diz que falta “ambição” na medida que será implementada aos fins de semana no verão.
Para a associação pela mobilidade a autarquia poderia ter ido mais longe com o corte de trânsito na rua João Mendonça junto ao canal central.
“É, sem dúvida, uma passo no sentido certo. Um processo que numerosas cidades encetaram há décadas, e que reconhecidamente só as veio valorizar e à qualidade de vida de quem nelas habita, trabalha, estuda e visita. Esperamos, portanto, que, numa cidade e município com exíguos e muitas vezes mal tratados espaços pedonais, a medida seja urgentemente estendida e tornada permanente”.
Atendendo aos apelos em tempo de crise sanitária, em que a venda de bicicletas disparou, a MUBI considera que o plano seria audacioso se fosse implementado em zonas de elevada procura.
“Ao contrário do que parece fazer crer o comunicado da edilidade, os modos activos de transporte não se promovem só aos fins de semana, nem a generalidade das pessoas tem no dia-a-dia necessidades de mobilidade às voltas dentro de um espaço como aquele em questão. É fundamental serem garantidas as condições de segurança, conforto e conveniência, com percursos coerentes, contínuos e directos, com prioridade aos principais eixos de deslocações, e servindo as necessidades quotidianas e pendulares de deslocações, para quem anda a pé e de bicicleta. Só assim se estarão efectivamente a promover estes modos saudáveis, económicos e ambientalmente sustentáveis, em alternativa ao uso do automóvel individual”.
A MUBi questionou hoje o Executivo Camarário sobre planos para o início das aulas em Setembro, implementadas para apoio e estímulo aos modos activos de deslocação, e diz que há bons exemplos a seguir em Portugal.
“A título de exemplo, e respeitante apenas a infraestruturas para a mobilidade em bicicleta, Lisboa anunciou a criação de 30 km de novas ciclovias até Setembro, mais 20 km até ao final do ano e outros 25 km no primeiro trimestre de 2021; o Porto 35 km de novas ciclovias até ao final de 2020; e Leiria novos 21 km dentro de um prazo de um ano. Contamos que por parte do Executivo Camarário de Aveiro haja a coragem e a visão política de acompanhar o resto do mundo e que Aveiro não fique, mais uma vez, e neste período crítico, para trás nestas matérias”.
A autarquia vai testar o Largo da Praça do Peixe e ao Bairro da Beira Mar como zonas pedonais e cicláveis, durante os fins de semana e feriados no período de verão.
Haverá constrangimentos ao trânsito automóvel nesta zona da Cidade, das 13h00 de sábado até às 23h00 de domingo e das 22h00 da véspera de feriados até às 23h00 do seu dia de feriado, com exceção dos moradores, veículos de emergência e triciclos turísticos.