O Conselho Nacional do PSD aprovou, esta noite, as listas de candidatos às legislativas em todo o país e o Primeiro-Ministro é candidato pelo círculo eleitoral de Aveiro.
Luís Montenegro lidera a lista em que a principal surpresa está na substituição de Ângela Almeida por Firmino Ferreira, depois da até aqui deputada ter sido a escolha indicada pela concelhia.
Montenegro ocupa o lugar que tinha sido de Emídio Sousa em 2024.
O presidente da distrital de Aveiro segue em segundo lugar.
A lista inclui os nomes de Paula Cardoso (Águeda), Silvério Regalado (Vagos), Salvador Malheiro (Ovar), Adriana Rodrigues (Vale de Cambra), Almiro Moreira, Paulo Cavaleiro, Carolina Marques e Firmino Ferreira.
O 10º nome da lista caberá ao CDS.
Margarida Alves, de Ílhavo, segue em 15º lugar.
A maior surpresa é a saída de Ângela Almeida, deputada no último ano e autarca de Esgueira, que viu o nome associado a uma polémica nas últimas horas por indicar no currículo ser portadora de licenciatura pela Universidade de Aveiro que a UA desmente numa investigação da rádio Ria.
Decisão que surge ainda no rescaldo das divisões que resultaram do processo de escolha de candidato à Câmara de Aveiro.
O desfecho no processo leva à demissão de Ângela Almeida dos órgãos da concelhia do PSD de Aveiro.
Indicada pela concelhia para a lista de deputados e excluída na decisão final do Conselho Nacional do PSD, a deputada e autarca de freguesia em Esgueira apresentou o pedido de demissão em mais um momento que acentua as cisões em torno do processo eleitoral autárquico e com prolongamento na preparação das legislativas.