Agência Portuguesa do Ambiente e as Câmaras de Aveiro e Albergaria assinam protocolos para financiamento da obra de fecho dos rombos nas margens do Rio Vouga.
Esta sexta há cerimónia, às 12h45, no Parque da Balsa, Eixo (junto à Ribeira da Horta) onde será inaugurada a nova Ponte do Parque.
É o final no processo de modernização da travessia que garante um tabuleiro novo com ligação entre margens sem pilares no leito.
Uma forma de garantir a normal circulação de água e que deixa a salvo a travessia quando o nível da água subir.
Ribau Esteves assume como momento importante em defesa dos valores ambientais mas também para as sustentabilidade da atividade agrícola (com áudio)
Na Sessão Pública vai ser formalizada a Assinatura dos Protocolos de Colaboração entre a Agência Portuguesa do Ambiente e as autarquias.
As três intervenções em causa, com execução liderada pelas respetivas Câmaras Municipais, são financiadas pelo Fundo Ambiental, no âmbito de operações protocoladas com as Autarquias envolvidas e a APAmbiente.
No caso de Aveiro, são obras de 54 mil euros para reparar rombos há quatro anos à espera de intervenção.
Além dos prejuízos para os terrenos agrícolas, os rombos dificultam o acesso das máquinas agrícolas e das pessoas aos terrenos.
Ribau Esteves afirma-se tratar-se de uma ação urgente que a autarquia vai assumir com projeto da APA e apoio financeiro ao abrigo do Fundo Ambiental (com áudio)
O momento contará com a presença dos autarcas locais, Ribau Esteves e António Loureiro, e do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.