Um dia depois da apresentação da recandidatura, o autarca de Ílhavo quis mostrar as obras em curso e cumpriu roteiro pelas principais empreitadas do mandato.
Habitação, saúde e educação foram os três pilares orientadores da visita.
Os vereadores da maioria, Mariana Ramos e João Diogo Semedo, acompanharam João Campolargo em “ponto de situação” sobre as empreitadas.
As obras de reabilitação em três escolas (Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré; Escola Básica Ferreira Pinto Basto e Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes em Ílhavo) estiveram no centro das atenções.
Em comunicado divulgado, ontem, ao final da tarde, a autarquia explica que as escolas entram em novas frentes de trabalho agora que está a terminar o ano letivo.
As instalações provisórias asseguradas por monoblocos já estão concluídas na Escola Professor Fernando Martins e estão em fase de início de montagem nas duas escolas de Ílhavo.
O executivo assegura que o desenvolvimento destas empreitadas não colocarão em causa o normal funcionamento dos exames nacionais.
Outra das passagens foi pela obra de ampliação e de melhoria acústica do espaço de refeitório da Escola Básica da Chave, na Gafanha da Nazaré.
Na Gafanha do Carmo, os vereadores visitaram as obras de adaptação do Edifício Sócio-Educativo, para a criação de uma nova creche pública, com capacidade para receber 37 crianças, a partir do próximo ano letivo.
Na área da saúde, o executivo visitou a empreitada de requalificação e de ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo, onde já é visível a ampliação que está a ser realizada ao edifício, bem como a estrutura provisória de monoblocos, que garantirá o pleno funcionamento dos serviços.
A obra na extensão de Saúde da Gafanha da Nazaré, cujo início da requalificação está dependente do desvio de uma linha de eletricidade sobre o edifício, iniciará na próxima semana.
Na habitação, foi possível verificar o decurso dos trabalhos no edifício adquirido pelo Município de Ílhavo, na Rua Padre Manuel Bernardes, na Gafanha da Nazaré, que resultará na criação de oito novos fogos.
No que respeita às duas empreitadas de 32 novos fogos cada, na Gafanha da Encarnação e na Gafanha da Nazaré, estão em curso trabalhos de limpeza de terreno e de montagem de estaleiro.
A autarquia fala em “momento histórico” no que considera ser o “mais ambicioso e transformador” ciclo de obras do Município de Ílhavo.
João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, mostrou-se s”atisfeito com o ponto de situação das obras em curso”, deixando a mensagem da importância do “cumprimento dos requisitos de qualidade e segurança”, mas sobretudo da “importância de cumprimento de prazos, tendo em vista o cumprimento dos pressupostos do Plano de Recuperação e Resiliência”.