Autárquicas: "Viemos na esperança de construir um futuro. Quatro anos depois o sentimento é de gratidão" - João Campolargo (Unir para Fazer".

João Campolargo diz que o movimento independente “Unir para Fazer” cumpriu e fez por merecer a confiança dos ilhavenses.

Balanço do atual autarca de Ílhavo ao mandato com lançamento de recandidatura e apelo à continuidade no horizonte 2025-2029.

Foi este domingo na Casa da Cultura em Ílhavo.

“Avançamos com confiança para o horizonte 2025-2029, com a experiência do que já fizemos e a ambição do que ainda queremos construir. Temos projetos estruturais para concluir e muitos outros para lançar. Queremos concluir os projetos iniciados; melhorar ainda mais os serviços municipais; continuar a construir um concelho mais justo e solidário; e fazer da política local um espaço de cidadania ativa e partilhada.”

Campolargo diz que foi possível cumprir o programa, reduzir a carga fiscal, amortecer a subida de custos e garantir a manutenção de património municipal e lançar as bases de novos projetos.

Ideias transmitidas aos apoiantes em jeito de prestação de contas (com áudio).

O atual autarca fala de investimentos de 42 milhões de euros em curso, considerando o "montante recorde", com projetos que passaram na primeira fase do mandato por obras de conservação e restauro e que agora estão mais centradas em projetos nas escolas, centros de saúde e edifícios de habitação.

Campolargo diz que a “mudança” iniciada em 2021 e protagonizada por movimento independente tem condições para continuar (com áudio)

O líder do projeto independente, que lidera o Município de Ílhavo, quer reforçar posições nos diferentes órgãos autárquicos.

Governação sem maioria absoluta no executivo, esteve em minoria na Assembleia Municipal.

Nas freguesias conseguiu conquistar a Junta de São Salvador onde João Braga assume a recandidatura.

Entre os principais marcos da governação, o autarca recandidato apontou a “redução da dívida da autarquia”; “modernização dos serviços municipais”; “reabilitação de equipamentos esquecidos e espaços públicos abandonados”; “aposta na educação, na saúde e na habitação” e “compromisso com causas sociais, culturais e ambientais” como pilares da governação.

Em equipa minoritária, o candidato falou dos dois vereadores e do assessor (João Semedo, Mariana Ramos e Bruno Ribau) como fundamentais nesse esforço de governação.

“Avançamos com a mesma certeza de há quatro anos: fazer política pela positiva, pela criação de valor, com verdade e com todos. Estamos aqui por missão, não por vaidade, porque sabemos que nenhum caminho se constrói sozinho. Caminhamos com propósito, guiados pelo compromisso de transformar o território e de servir as pessoas”.

No lançamento da candidatura, João Campolargo destacou o investimento no setor da educação.

Em Município com 4600 alunos realça a reabilitação do parque escolar e a capacitação para responder à pressão dos pedidos das famílias que se instalam no território em crescimento.

As obras de maior dimensão estão em curso em duas escolas básicas e na secundária de Ílhavo.

Centros de Saúde e habitação completam os investimentos de maior dimensão, também com obras em curso ou em fase de arranque, e para o autarca há condições para pensar em novo ciclo de investimentos no horizonte 2025-2029.

Afirma uma Câmara mais bem preparada para enfrentar esses desafios (com áudio)