O Presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, não sabe ainda se a autarquia vai ou não aderir ao 'IMI Familiar'. Se aderir, a redução será automática e pode ir até aos 20 por cento de desconto, aplicável aos contribuintes do município que tenham no seu agregado familiar três dependentes. Baixar o IMI "é uma possibilidade".
A redução do imposto pode ir até 10 por cento para as famílias com um filho, até 15 por cento para as que têm dois e até 20 por cento para as que têm três ou mais filhos.
O autarca de Ílhavo disse esta noite, na Assembleia Municipal, depois de questionado pela bancada do PS, que ainda não tomou uma posição definitiva, "sim e não, é o que digo neste momento", frisou. As Câmaras podem fazer descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis de famílias com filhos.
"Eu tenho a minha ideia. Nós não gerimos a Câmara ao acaso", disse. "Quando tratarmos do Plano e Orçamento logo decidiremos. Mediante o nosso pacote financeiro tomaremos uma decisão", referiu, adiantando que tem dúvidas sobre a justiça da medida, independentemente da sua aplicação em Ílhavo ou não. "Eu posso ter três filhos e ser riquíssimo e, vão baixar-me o IMI. Isso é justo?!?", questionou o autarca. (com áudio)
Ílhavo ainda não sabe o que vai fazer. As Câmaras que pretenderem aderir a esta iniciativa terão de comunicar ao Fisco a redução da taxa até 30 de Novembro.