A Câmara Municipal aprovou o protocolo para remoção de amianto na Secundária de Ílhavo e Escola Básica da Gafanha da Nazaré e vai iniciar procedimentos para acabar com essa herança.
Na reunião de Câmara foi aprovada a minuta para a celebração do Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação com vista à remoção de materiais com amianto na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e na Escola Básica da Gafanha da Nazaré, onde os vestígios de amianto são residuais.
A Autarquia compromete-se à elaboração de cadernos de encargos e ao procedimento de abertura dos concursos públicos para as respetivas empreitadas, cabendo-lhe igualmente a responsabilidade de proceder à candidatura, para o financiamento no âmbito do Quadro de Fundos Comunitários Centro2020, tornando exequível as intervenções de requalificação.
Fernando Caçoilo considera que é uma forma de acabar com o problema em que o estado central empurra o problema para as autarquias (com áudio)
Com a assinatura deste Acordo será constituída uma comissão de acompanhamento das empreitadas em causa, composta por um representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, um representante da Câmara Municipal de Ílhavo e pelos Diretores dos Agrupamentos de Escola que integram os estabelecimentos de ensino a intervencionar.
A autarquia lembra que se mantêm por resolver os problemas estruturais da Escola Secundária de Ílhavo, apresentados pela Câmara Municipal há cerca de quatro anos, quer em reuniões com o Ministério da Educação, quer publicamente.