A Câmara de Ílhavo garantiu 8.4 milhões de euros para implementar a estratégia local de habitação.
Os contratos foram assinados na quarta-feira, em Coimbra, numa cerimónia que reuniu municípios da região centro.
Foram aprovados apoios de 31 milhões para 12 Municípios, dos quais 8.4 milhões serão aplicados em Ílhavo, para construir 72 fogos.
O autarca de Ílhavo diz que este "é um momento relevante" que permite posicionar o Município na concretização da estratégia local de habitação.
João Campolargo afirma que "Ílhavo está onde queria estar". (com áudio)
A autarquia já garantiu terrenos na Gafanha da Encarnação e tem em marcha o processo de expropriação de terrenos na Gafanha da Nazaré.
João Semedo esclarece que a aquisição de terrenos é fundamental para concretizar a estratégia mas assegura que o financiamento vai permitir acelerar o esforço.
Apesar desse processo em curso na cidade da Gafanha da Nazaré, o Vice-Presidente admite que a construção de habitações e a adaptação de um edíficio podem ganhar novo impulso com o apoio garantido junto do IHRU. (com áudio)
O termo de responsabilidade agora assinado é relativo às candidaturas submetidas ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em dezembro de 2023, no âmbito do Programa 1.º Direito.
Do valor global previsto para a Região Centro de cerca de 37,2 milhões de euros, destinados a 440 fogos, cerca de 8,4 milhões de euros serão destinados ao Município de Ílhavo e permitirão a construção de 72 novos fogos.
O termo de responsabilidade agora assinado substitui o “contrato de comparticipação” previsto no Aviso relativo à componente de habitação, para usufruto de financiamento no âmbito do Programa 1.º Direito, via PRR, garantindo um financiamento de 100%.
Este termo permitirá que o Município de Ílhavo receba um adiantamento relativo às candidaturas apresentadas em dezembro de 2023, remetendo a aprovação das mesmas, pelo IHRU, para uma fase posterior, permitindo que a execução dos projetos avance.