A Câmara de Ílhavo vai ajudar a financiar a recuperação e estabilização do cordão dunar entre a Barra e a Costa Nova e as praias vão ter ligação direta por passadiço no areal.
O acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente prevê uma empreitada 450 mil euros suportados em 75% do POSEUR e 25% assumidos pelo Estado.
A autarquia assumirá metade do investimento que cabe ao Estado numa empreitada que em termos práticos prevê a conclusão do passadiço que fará a ligação entre as duas praias.
O objetivo é evitar a erosão e a utilização indiscriminada das dunas.
Esta ação encontra-se enquadrada no Plano Litoral XXI, como prioridade média na tipologia de ação Proteção Costeira em Zonas de Risco, e no POC Ovar-Marinha Grande (Plano de Ordenamento da Orla Costeira), com o objetivo de proteger o litoral e contrariar o recuo da linha de costa, através de várias intervenções, nas quais se inclui a ligação dos passadiços entre as Praias do Município.
Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo diz que o projeto parte dos serviços camarários e a candidatura é assumida pela Agência Portuguesa do Ambiente (com áudio).
O autarca com referências à parternidade do processo depois de ouvir os elogios dos vereadores do PS aos méritos do Governo na abertura e na sensibilidade demonstrada.
Eduardo Conde aplaude a parceria e diz que é bom que o exemplo seja replicado e possa aproveitar uma tendência ambientalista que pode ajudar a dar vida a projetos na frente marítima e na frente ribeirinha (com audio)