Ílhavo: Autarquia admite plano plurianual para modernização tecnológica das escolas.

O Município de Ílhavo investe na renovação de material informático nas escolas e avisa que nos próximos anos será necessário manter o investimento em modernização tecnológica.

No dia em que foram entregues 75 computadores aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas de Ílhavo, Gafanha da Encarnação e Gafanha da Nazaré, a autarquia explica que o plano é mais abrangente e representa um investimento de 242 mil euros.

João Campolargo refere que além das obras físicas em escolas, os maiores desafios centram-se na digitalização do ensino.

Uma transformação que exige esforço financeiro e aposta em novos equipamentos (com áudio)

O autarca de Ílhavo na cerimónia de entrega de computadores portáteis na Gafanha da Encarnação em dia de cerimónias nos três agrupamentos.

Ação no âmbito da modernização tecnológica e que engloba 75 portáteis, 105 computadores de secretária, monitores, serviços de impressão, cópia e digitalização para os Agrupamentos de Escolas do Município e para o CieMAR, licenciamento de software e projetores multimédia.

Os Agrupamentos Escolares beneficiarão, ainda, de serviços de comunicações eletrónicas, com contrato de três anos, no valor de 34 mil euros, assegurando conectividade (com áudio)

A autarquia diz que faz o investimento a pensar na “criação de condições que favoreçam o sucesso educativo, a inovação pedagógica e a equidade no acesso às tecnologias, num contexto em que a transição digital constitui um desígnio estratégico para o presente e o futuro da educação”.

Bruno Ribau, assessor de educação na autarquia, admite que a renovação era “obrigatória” atendendo à antiguidade e ao estado obsoleto de alguns equipamentos (com áudio)