A Câmara de Ílhavo revela que a ampliação da RiaStone "é apenas uma das faces visíveis da dinâmica empresarial" no momento em que os números do desemprego continuam a baixar.
O Município segue a tendência nacional passando de uma realidade que chegou aos 1600 desempregados em 2015 para os 1200, em 2017.
A terceira edição da Feira de Emprego e Formação do Município de Ílhavo acentuou a importância de criar condições para a fixação de empresas e de mecanismos que fomentem o recrutamento.
Fernando Caçoilo lembrou o investimento feito no alargamento na Zona Industrial da Mota "que responde de forma mais imediata à ampliação da Ria Stone e à área de gestão de combustíveis imposta pelo Governo" por causa dos incêndios.
Caçoilo revela que "há uma segunda fase dedicada à ampliação que implica investimento elevado e que será feita por etapas". E deu mérito às empresas que são o "verdadeiro motor na criação de emprego" (com audio).
A manhã de hoje foi dedicada à procura de emprego em Ílhavo numa 'Feira de Emprego' aproveitada por quem procura alternativas laborais.
Sara Couto, do IEFP, adiantou à Terra Nova que a formação "é importante e o refrescamento de conhecimentos também". Alertou para a procura de profissões tradicionais hoje com "elevada procura".
Os desempregados que procuram emprego revelam "alguma confiança pelas dinâmicas do mercado". A bióloga Cláudia Ferraz afirmava-se confiante e reconhece esforços de quem lança eventos como as feiras de emprego.
"Estou desempregada há cinco meses e a cada entrevista fico mais preparada para outras entrevistas. Tenho 36 anos e é complicado estar desempregada nesta idade, mas vou regressar ao mercado de trabalho", disse, optimista, na Feira de emprego em Ílhavo que decorreu, esta manhã, no CCI.
A Feira de Emprego de Ílhavo recebeu 250 participantes registados em contacto com 18 empresas e entidades presentes na terceira edição que decorreu na Casa da Cultura de Ílhavo.
Aumento de 150% em relação ao número de visitantes e de cerca de 70% no que respeita ao número de empresas e entidades que marcaram presença.
Na lista de empresas e entidades presentes destaque para a associação Industrial, A. Silva Matos, Aurimoldes, Aveiport, Centroassist, Constant, Egor, GESP - Universidade de Aveiro, IEFP, InovaRia, Kelly Services, Motofil, Prio Energy, Talenter, Teka, Unave, Vigent e Grupo Visabeira (Vista Alegre).