Hugo Oliveira, Deputado do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro e membro da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, questiona o Ministro Miguel Pinto Luz sobre a situação do investimento previsto para a Linha do Vale do Vouga.
Confrontado com a reserva de autarcas em falar sobre o tema, o deputado não aceita que seja pedido secretismo sobre o futuro da via.
“Embora respeite a posição dos autarcas, não posso aceitar que exista secretismo na discussão desta matéria, este é um tema que importa e afeta todos. Por essa razão, quero ver tornada pública qualquer discussão e debate sobre o desenvolvimento da Linha do Vouga. Até porque não estão apenas em causa as autarquias que compõem a AMTSM, mas sim todos os municípios ligados direta e indiretamente à Linha do Vouga. Parece-me claro que com este género e posições secretas e escondidas o governo demonstra a vontade de não cumprimento daquilo que está definido em matéria de investimento nesta Linha”.
O deputado não deixa ainda de sublinhar “espanto”, por ver neste momento um debate sobre decisões já tomadas quando no seu entender “deveríamos estar a estudar e debater a possibilidade de extensão desta linha a sul, à Universidade de Aveiro” e “a criação de uma estação intermodal na zona [norte], onde a nova Linha de Alta Velocidade cruza com a Linha do Vouga, esta que é a única forma económica e financeiramente viável de assegurar um comboio com partida da zona Norte do distrito para o Porto, com tempos de viagem inferiores a 30 minutos.”