Horizontes da Física 10 chega no mês de Março com palestras à Universidade de Aveiro.
A décima edição apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em quatro noites do mês de março.
Iniciativa da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) este ano com temas que prometem despertar o interesse até dos menos curiosos.
Tendo como público-alvo, tanto a comunidade académica como a sociedade e público em geral, o principal objetivo deste evento é divulgar e promover junto da população uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas e ao mesmo tempo presente no nosso dia-a-dia, a Física.
As noites de quarta-feira (dias 5, 12, 19 e 26) contam com ciência às 21h30 no auditório da Reitoria.
Serão abordadas algumas das áreas mais cativantes da Física, nomeadamente as ideias que mudaram o mundo na transição do geocentrismo ao heliocentrismo, as novidades e a evolução no estudo do clima e os desafios que enfrentamos atualmente, o estudo e medições de alta precisão feitas em Portugal à superfície da Terra com recorrendo a observação astronómica, ou conhecer qual o futuro de Portugal baseado na investigação e desenvolvimento na área da energia.
A sessão de abertura, a 5 de Março, conta com a presença de Luís Miguel Carolino (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa / CIES-IUL | Lisboa) para falar sobre o tema “Do geocentrismo ao heliocentrismo: A batalha das ideias que mudou o cosmos (séc. XVI ao XVIII)”.
No dia 12 de março, palestra “From Discovery to Action: The Evolution of Climate Science and Our Current Efforts” com Ole John Nielsen (University of Copenhagen | Denmark); a 19 de março, Mariana Moreira (RAEGE-Az, Santa Maria | Açores) fala sobre “Um Movimento Milimétrico: A base de um planeta ativo” e a 26 de março, Pedro Salomé (INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia | Braga) aborda “O futuro soalheiro da energia em Portugal”.