A activação das redes públicas de saneamento e de drenagem de águas pluviais da Gafanha da Nazaré e da Zona Industrial da Mota aconteceu nesta tarde de quarta-feira. As empreitadas terminaram e tanto a ADRA como a Câmara de Ílhavo assinalaram o momento.
Para a Câmara ilhavense o investimento cifrou-se em mais de 5 milhões de euros.
Com um orçamento total de investimento de 9,7 milhões de euros a obra de saneamento básico da Gafanha da Nazaré (que inclui também a rede de saneamento na área mais antiga da Zona Industrial da Mota) e a execução de redes de drenagem de águas pluviais foi realizada numa parceria entre a Câmara de Ílhavo e a Águas da Região de Aveiro.
Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara, regozijou-se com a conclusão desta fase dos projectos de investimento. (com áudio)
Para além desta obra, a Câmara Municipal aprovou, recentemente, a última fase do Projeto de 'Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais – PAR 201' para o lugar da Chave na Gafanha da Nazaré, num investimento de 1 milhão de euros.
A activação teve, esta tarde, dois momentos. O primeiro, às 14h30, na Zona Industrial da Mota, e às 15h00 na Vala do Esteiro Oudinot.
Para Fernandes Thomaz, Presidente da AdRA, a obra "permitiu resolver os problemas de cobertura de Saneamento da Gafanha e está associada ao problema do escoamento das águas pluviais que, está resolvido", vincou.
É uma obra "de grande envergadura" que abrangeu "mais de 40 Km de rede de Saneamento e 17 Km da rede de águas pluviais. Tem, até agora, 14 estações elevatórias". Agora, nesta fase do projecto, serão servidas mais de 12 mil pessoas. "Configura um projecto de grande relevância para Ílhavo e para a AdRA", referiu.