A segunda fase da ampliação da rede de saneamento e de águas pluviais na Gafanha da Encarnação arranca na próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro.
Esta obra, que corresponde a um investimento total de cerca de 5,5 milhões de euros, será suportada pelo Agrupamento de Entidades Adjudicantes, constituído pelo Município de Ílhavo e pela Águas da Região de Aveiro.
A autarquia investe 2.5 milhões (rede de águas pluviais) e a ADRA 2.9 milhões (infraestruturas e rede de saneamento pública).
Esta intervenção vai ocorrer na parte norte da freguesia da Gafanha da Encarnação, completando a obra de ampliação de rede de saneamento em curso, no valor de 920 mil euros, dos quais 627 mil são cofinanciados pelo programa de Fundos Comunitários Compete 2020.
A autarquia explica que no total das duas empreitadas, serão beneficiados mais de 5 mil habitantes e empresas da freguesia, “melhorando as condições de vida da população, aumentando a atratividade da localidade e contribuindo decisivamente para a preservação do ecossistema da Ria de Aveiro”.
O projeto inclui a execução de 18,2 km de rede de saneamento pública, 1.269 ramais, quatro sistemas elevatórios e 9,5 km de drenagem de águas pluviais.
A empreitada, a cargo da empresa Construções Carlos Pinho, Lda., tem um prazo de execução de 900 dias.
foto: arquivo