A Federação dos Jovens Trabalhadores Socialistas de Aveiro tomou posse no passado dia 30 de março e o combate à degradação das condições laborais centra as atenções.
O novo coordenador da Federação, Gabriel Maia, destacou a “urgência” de uma ação concertada para enfrentar os desafios que afetam os jovens trabalhadores, como a precariedade laboral, os baixos salários, a dificuldade no acesso à habitação e a falta de oportunidades de qualificação profissional.
“Vivemos numa época em que muitos jovens enfrentam empregos instáveis, contratos precários e rendimentos insuficientes para construir um futuro com segurança. A nossa missão é lutar por políticas que garantam melhores condições de trabalho, mais direitos e mais oportunidades para todos”.
Destacou ainda as dificuldades atravessadas pelos imigrantes ao nível salarial e que enfrentam a precariedade laboral.
Assume como importante o “trabalho em rede” com os restantes movimentos associativos.
Hugo Oliveira, presidente da distrital do PS, salienta que os partidos políticos têm de “acompanhar com mais dedicação os problemas do mundo laboral, sendo necessário fazer uma reflexão e garantir que este tema passa a estar no centro da ação política dos diversos agentes de execução de políticas públicas”.
O Secretariado Federativo é constituído por Gabriel Maia (Coordenador Federativo), Beatriz Carvalho (Coordenadora Adjunta), Edgar Reis (Coordenador Adjunto), Carolina Ribeiro e Gonçalo Carneiro. A Mesa do Plenário é liderada por Adriana Esteves (Presidente).