Arranca hoje o ciclo de três dias do Seminário de Inovação Docente sobre Alterações Climáticas.
Trata-se de um encontro que decorre em Aveiro, de 3 a 7 de setembro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e que se destina a professores de diferentes níveis do ensino secundário e 3º CEB, oriundos de Portugal e Espanha.
Este evento tem como objetivo apresentar metodologias, ferramentas e estratégias, que permitam o desenvolvimento de projetos de divulgação da ciência e programas de inovação educacional numa abordagem STEAM, de forma a comunicar e consciencializar para as questões relacionadas com as alterações climáticas.
A sessão de abertura decorre hoje, dia 3 de setembro, às 17h30, no auditório da Fábrica, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Vitor Marques, do Diretor do programa “Climantica” da Universidade de Santiago de Compostela, Francisco Sónora Luna, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.
O seminário decorre em formato híbrido e conta com 21 professores em contexto presencial, dos quais 9 espanhóis, 1 polaco e 11 portugueses do Agrupamento de Escolas de Aveiro, e outros 21 professores em formato online, oriundos de 6 países da América do Sul, designadamente Brasil, México, El Salvador, Panamá, Argentina e Perú.
O programa científico inclui um percurso pela Região de Aveiro, com saídas de campo na Costa Nova, Mira, Reserva Natural de São Jacinto e Salinas da Ria de Aveiro, visita ao CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental, cursos avançados com investigadores da área ambiental e workshops STEAM.
Esta iniciativa está integrada no projeto europeu do programa Erasmus+ “e- InnoEduC02”, que pretende reforçar a capacidade das escolas para o ensino e formação na área das STEAM e da Educação Ambiental, de forma a proporcionar uma educação digital inclusiva através do modelo de e-learning STEAM-TIC, adaptando o ensino à distância às necessidades curriculares de experimentação científica. O projeto “e-InnoEduCO2” resulta de um consórcio coordenado pelo Município de Outes, na Galiza, do qual fazem parte a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Iasi (Roménia), o Agrupamento de Escolas de Aveiro, o Liceu XXVI (Polónia) e o Centro de Supercomputação da Galiza.