O Bloco de Esquerda diz que se apresenta em Ílhavo com uma lista de jovens, independentes, mas com a experiência de um mandato em que foi possível ao candidato conhecer, por dentro, a política e os temas relevantes para a vida dos cidadãos.
Pedro Tavares salienta que há muita “confusão” para os eleitores pela forma como PS e PSD elaboraram as listas e que o BE traz “definição” ao debate.
O cabeça de lista à Câmara assumiu também que pretende aproveitar o ambiente nacional e a “influência” do BE na governação para mostrar aos eleitores que há uma alternativa (com áudio).
O Partido que não tem concelhia formal em Ílhavo foi o primeiro a entregar as listas e vai apresentar candidatos a todos os órgãos autárquicos.
Gabriel Cardoso assume a liderança da lista à Assembleia de Freguesia de São Salvador; Rosa Santos lidera a lista à Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré; Alberto Oliveira lidera a lista à Assembleia de Freguesia da Gafanha da Encarnação e Catarina Cruz é a cabeça de lista na Gafanha do Carmo.
Ricardo Santos, candidato à Assembleia Municipal, assume que a aposta é acabar com o "absolutismo" Social Democrata.
“Temos uma equipa jovem que traz alternativa. Temos rotatividade e não é rotatividade entre partidos e temos ideias progressistas. Queremos lutar contra o conservadorismo e queremos ideias novas. Queremos ser a voz dos que não se fazem ouvir que são esquecidos pelas elites”.