O documento ‘Sugestões para a revisão do PDM de Aveiro: Para uma Mobilidade Ciclável e Sustentável em Aveiro’ já foi entregue no âmbito do processo de revisão do PDM de Aveiro. Trata-se da versão documental que resume as contribuições de um conjunto de cidadãos, dos problemas por si levantados e das ideias e sugestões propostas, e contou com 218 subscrições (213 cidadãos e 5 entidades).
Os subscritores propõem ao Município de Aveiro que estabeleça uma visão de futuro para a mobilidade ciclável no concelho, definindo as metas de taxa de utilização da bicicleta como modo regular de transporte de 10% em 2020 e 25% em 2025.
Propõem ainda que a mobilidade no concelho seja pensada e executada para todos e não descrimine cidadãos pelo modo de transporte utilizado, privilegiando modos de transporte ativos e suaves e transportes públicos e que a autarquia em conjunto com as direções de escolas e associações de pais elabore planos de mobilidade para as escolas do concelho.
Este documento sugere medidas de ordenamento da circulação e estacionamento; medidas de redução do tráfego de atravessamento em áreas urbanas; implementação de limite de velocidade de 30 km/h em todas as áreas urbanas com exceção das vias estruturantes principais; criação de perímetros se segurança com limitações progressivas em torno dos equipamentos escolares; retirada do perfil de via rápida da antiga EN 109; estudo da aptidão para a implementação de vias cicláveis de cada via rodoviária de hierarquia superior do concelho; criação de Rede Ciclável concelhia contínua e defende a integração do novo troço da Rede EuroVelo que ligará Sagres a Caminha já em 2016.
São sugeridas algumas intervenções locais como implementação de bike boxes, soluções de contraflow e calhas para bicicletas em escadas e a defesa da obrigatoriedade de existência de estacionamentos para bicicletas em novos edifícios.
Finalmente é proposto à autarquia que estabeleça e participe em campanhas e programas de promoção, incentivo e educação para a mobilidade em bicicleta; facilite o licenciamento de eventos no âmbito de promoção de mobilidade sustentável; apoie a utilização da bicicleta pelas forças policiais em patrulhamento de proximidade, crie programas de incentivo à sua utilização pelos próprios funcionários nos serviços da autarquia e nas suas deslocações pendulares (como um bom exemplo transmitido à comunidade).
“Com este documento e o conjunto de sugestões nele contidas, os subscritores pretendem contribuir para que Aveiro nos próximos 10 anos se torne num modelo a nível nacional em termos de mobilidade ciclável e sustentável, com os benefícios sociais, económicos, ambientais, de qualidade de vida e de saúde pública para todos daí provenientes”.