A Ciclaveiro divulgou hoje uma proposta para "colmatar as falhas do projecto para a Avenida Lourenço Peixinho” que a Câmara de Aveiro pretende executar.
Na sequência dos “planos divulgados publicamente” para a requalificação do eixo viário para aquela zona da cidade, assim como “a contestação gerada na comunidade em torno deste assunto”, elaborou um trabalho “comparativo entre o plano apresentado pela autarquia e um ‘perfil tipo’ elaborado pela própria Associação que visa colmatar as falhas mais evidentes”.
No documento que está disponível publicamente no seu site, a Aassociação acusa o projecto da autarquia de "evidenciar um benefício claro à circulação automóvel em detrimento dos modos suaves, subvertendo os princípios básicos da hierarquia de planeamento destas infraestruturas em meio urbano". Para além disso "incorpora uma solução perigosa para os utilizadores de bicicleta, e simultâneamente desvantajosa para os transportes públicos, mantendo ainda as condições para o estacionamento ilegal em 2ª fila".
Segundo a Associação a proposta de “Perfil Tipo” para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho "visa evitar que se desperdicem dinheiros públicos com opções desajustadas do estado da arte do design de infra-estruturas".
A faixa BUS deverá ser “exclusiva para aumentar a fluidez e competitividade dos transportes públicos” e a circulação automóvel em via contígua ao estacionamento com estacionamento à esquerda da faixa de rodagem, o que “desincentiva estacionamento ilegal em segunda fila”.
O perfil proposto "tem por base uma distribuição equilibrada do espaço, garantindo as mesmas condições de segurança e fruição a todos os modos de transporte, mas facilitando ao modos suaves de mobilidade o acesso aos espaços (comerciais/serviços/habitação). Primeiro o espaço é atribuído às pessoas, depois às bicicletas, depois transportes públicos, depois a circulação automóvel e por fim ao estacionamento automóvel".