A Coligação Democrática Unitária quer uma rotura com as políticas que vigoram no país e antes de pensar em qualquer acordo à esquerda diz que importante é afirmar ideias de Esquerda no contexto nacional.
No dia em que formalizou a entrega da lista candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro, a cabeça de lista, Joana Dias optou por acentuar a relevância dos grandes temas que são levados a discussão como o futuro do SNS, ensino e habitação.
Sem falar em metas, entende que há uma base importante de apoio da CDU no distrito e que o reforço de posições no Parlamento é importante para levar temas de interesse regional aos grandes debates nacionais (com áudio)
A lista da CDU surge com nomes menos conhecidos do grande público e aposta no rejuvenescimento da lista.
Além de Joana Dias contam-se os nomes de Isabel Cristina Tavares, Fausto Neves, João José Ferreira e Maria Miguel Sá nas cinco primeiras posições.
A candidatura recusa que se trate de uma mudança geracional.
Eleger é meta possível na leitura da cabeça de lista que desvaloriza, ainda, a candidatura de duas figuras do distrito de Aveiro ao cargo de Primeiro-Ministro ( Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro).
Prefere valorizar a candidatura da CDU e o conhecimento que as diferentes secções podem aportar.
“Qualquer candidato da CDU conhece o seu meio. A nossa luta faz-se no coletivo. A nossa luta é comum”.