O LIVRE cumpriu os primeiros dias de campanha em visita às principais cidades do distrito e a agenda social e ambiental dominou a agenda.
Os candidatos do Partido de Rui Tavares visitaram a associação “A voz do autista”, em Aveiro, para conhecer os desafios das pessoas autistas e neurodivergentes, bem como o que falta fazer para concretizar a lei.
Além disso, o partido marcou ainda presença na manifestação no 1º de Maio na cidade.
Em Santa Maria da Feira, o partido visitou a Unidade de Saúde Local (ULS) de Entre Douro e Vouga, onde reuniu com o Conselho de Administração para conhecer os desafios e realidade da área da saúde.
Além dos problemas identificados, foi também possível conhecer alguns projetos inovadores desenvolvidos por esta ULS “que merecem incentivo e replicação”.
Os candidatos visitaram a Mata de Ovar, juntamente com a Associação +Pinhal.
Nesta mata verificam-se vários abates massivos.
A Associação chama a atenção para este problema “agravado nos últimos anos”.
Defende mais investimento na diversificação da floresta e proteção da biodiversidade ali existente.
Em Estarreja, o LIVRE fez uma visita de campo com a Associação Bioliving, para conhecer melhor o trabalho de conservação da natureza e educação ambiental realizado por esta associação.
Foi possível conhecer vários espaços, em Canelas, Estarreja, onde vários voluntários realizam replantação de espécies autóctones em zonas antes cobertas por eucalipto.