Câmara de Ovar volta a atribuir Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior.

Já se encontram disponíveis, no site da Câmara Municipal de Ovar, o edital de abertura e o formulário de candidatura para a concessão de Bolsas de Estudo a alunos que frequentam o Ensino Superior – ano letivo 2021/22.

O prazo para submissão de candidaturas decorre de 25 de outubro a 8 de novembro de 2021 e destina-se aos alunos recenseados no Município de Ovar que frequentem o ensino superior ao nível da licenciatura ou mestrado.

Empenhado em prosseguir com políticas municipais de apoio às famílias e jovens do Município, o executivo camarário, revalida a intenção de promover a igualdade de oportunidades dos jovens no acesso ao ensino superior, apoiando todos aqueles que, não obstante o seu bom aproveitamento escolar, são economicamente mais desfavorecidos. Podem concorrer todos os alunos inscritos em estabelecimentos e cursos do Ensino Superior Público, Privado/Cooperativo e Ensino Politécnico. De salientar que, desde que entrou em funções, em 2013, o número de bolsas atribuídas pelo executivo liderado por Salvador Malheiro, aumentou de 16 para 75, tendo representado em 2021 um investimento na ordem dos 75 mil euros.

À semelhança dos anos anteriores e ao abrigo do RASMO – Regulamento de Ação Social do Município de Ovar, são elegíveis a concurso, entre outros critérios, candidatos com idade não superior a 25 anos, a residir em permanência no Concelho de Ovar há pelo menos dois anos, que não sejam detentores do grau académico ao qual se candidatam e que se encontrem matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior que confira o grau de licenciatura ou grau académico de mestrado integrado/mestrado.

O apoio traduz-se numa comparticipação mensal fixa de 100 euros, tendo a duração de 10 meses, a produzir efeitos a partir do início do ano letivo. Para bolseiros com deficiência igual a superior a 40% a comparticipação mensal prevista é de 120 euros.

O número de bolsas a conceder para o ano letivo 2021/2022 será fixado pela autarquia em função da análise das candidaturas apresentadas.

 

 

 

Foto: Jornal N