Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar, procedeu hoje à assinatura da escritura para a aquisição do imóvel que integra o Aron Hakodesh, ou Ekhal, em São Vicente de Pereira, afirmando que "estão agora reunidas as condições para desenvolver o trabalho que colocará Ovar na Rota da Judiaria".
A autarquia vareira encetou as diligências necessárias para a classificação do complexo como Património Cultural de Interesse Municipal que agora se integrará na classificação da Direção Geral do Património Cultural e cujo procedimento de classificação foi iniciado e publicado em Diário da República a 20 de abril de 2017.
Salvador Malheiro considera que “a aquisição deste equipamento e a futura classificação são um importante contributo para a valorização do nosso património histórico e religioso. Além da recuperação deste património único no nosso território, que se encontra muito degradado, o objetivo é incluir Ovar na Rota da Judiaria, contribuindo, também por esta via, para o desenvolvimento turístico e económico do Concelho, atendendo ao valor patrimonial, cultural e histórico deste local", disse.