Aveiro: Vice-Presidente da Câmara defende reforço de políticas para alojamento de emergência.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Rui Santos, responsável pelo pelouro da Habitação e Desenvolvimento Social, participou, esta terça-feira, 11 de novembro, no Seminário “O Desafio da (Re) Integração Social da Pessoa em Situação de Sem Abrigo”, promovido pela Cáritas Diocesana de Aveiro. 

O encontro assinalou também os 25 anos do Centro de Alojamento Temporário (CAT) da instituição, estrutura que desde o ano 2000, em acordo com a Segurança Social, já acolheu cerca de 600 homens em situação de sem-abrigo.

Registou-se a presença de várias individualidades, como o Coordenador da Nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA 2025-2030), Henrique Joaquim.

Na sua intervenção, Rui Santos sublinhou que as pessoas em situação de sem-abrigo representam um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas, exigindo respostas coordenadas e integradas que vão além da mera gestão de emergências. 

Reconheceu a necessidade de uma nova geração de políticas públicas assentes na prevenção, habitação de transição, acompanhamento técnico e inserção socioprofissional, numa lógica de continuidade centrada na pessoa, algo a que a CMA está atenta, estando previsto o aprofundamento destes processos com as instituições do concelho. 

"Não deixar ninguém para trás e assegurar a dignidade humana de todos, são fatores absolutamente fundamentais para o novo executivo".

Realçou também o papel determinante das instituições sociais e o trabalho em rede desenvolvido em parceria com o Município de Aveiro. 

Deu ainda nota do processo em curso de reavaliação dos protocolos com as IPSS no âmbito dos SAAS – Serviços de Acompanhamento e Atendimento Social para atingir os níveis máximos de eficiência nos apoios sociais à população.  

No domínio da habitação, sublinhou ainda o compromisso do novo executivo em assegurar "alojamento de emergência", em articulação com as IPSS, para situações de vulnerabilidade social, violência doméstica e pessoas em situação de sem-abrigo.

O seminário que reuniu cerca de 80 profissionais desde técnicos, investigadores e representantes institucionais de vários pontos do país constituiu um espaço de reflexão, partilha de experiências e debate sobre práticas e metodologias de intervenção na área da (re)integração social de pessoas em situação de sem-abrigo, partindo de exemplos locais e nacionais.

Rui Santos endereçou ainda votos de sucesso ao novo presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro, o Diácono José Vaz, que tomou posse no passado dia 3 de novembro, sublinhando a "importância de manter o trabalho de proximidade e cooperação entre a autarquia e todas as IPSS com atividade no município".