O presidente da Câmara de Aveiro deseja um ano de estabilidade ao Governo e espera que a maioria cumpra com objetivos importantes traçados para o futuro da região.
À cabeça está a ampliação do hospital que Ribau Esteves quer ver garantida de imediato nos fundos do Portugal 2030 cuja execução arranca este ano (com áudio).
O autarca parece deixar de lado a luta pelo financiamento por via do Plano de Recuperação e Resiliência e assume que será o novo quadro comunitário a suportar a execução da obra na casa dos 150 milhões de euros.
Esse desejo foi assumido na mensagem de ano novo publicada pelos meios da Autarquia de Aveiro (com áudio).
O autarca falou de 2022 como ano positivo num contexto adverso (guerra, instabilidade governativa e crise inflacionista) em que foi possível dar seguimento a grandes projetos de reabilitação.
Quanto ao novo ano destacou o final de um ciclo de investimentos (Rossio e Avenida Dr. Lourenço Peixinho) com obras em fase de execução para concluir e inaugurar em 2023.
E lembrou que será o ano de ativação do novo ferry elétrico nas ligações entre o Forte da Barra e São Jacinto.
Numa mensagem em que repetiu a necessidade do país ter um Governo que decide e executa retomou temas antigos com a gestão da baía de São Jacinto e a passagem dos terrenos da antiga Lota para a esfera da autarquia.
O arranque da construção da ponte açude do Rio Novo do Príncipe, do sistema de defesa primário do Baixo Vouga e a qualificação da margem foram de novo apontados como projetos de interesse para a região de Aveiro.
E nos projetos que envolvem a região deixou referência à programação para a abertura de concurso, até final do ano, para a construção da via Aveiro-Águeda financiada pelo PRR.
Aveiro assume a retoma depois da fase aguda da pandemia e acentua a importância de realizar eventos regulares como a Maratona da Europa, a Feira de Março, a celebração do Festival dos Canais, o Feriado Municipal, os Festivais dos Canais e Dunas de São Jacinto e a Aveiro Tech Week.
Será também o ano de preparação da Capital Nacional da Cultura 2024 (com áudio).