O Partido Socialista de Aveiro está preocupado com a perda de utilizadores na mobilidade ciclável e afirma que continua a faltar um debate alargado sobre mobilidade.
Dados vindos a público de um estudo de uma consultora especializada fazem notar a quebra em municípios como Aveiro e Ílhavo onde existe a tradição de um uso da bicicleta que fazia escola em Portugal.
Mesmo os municípios tidos como mais amigos da bicicleta estão a pedalar menos.
Em 10 anos há perdas significativas.
Aveiro perdeu 1/6 dos utilizadores enquanto Murtosa e Ílhavo perderam 1/3.
São dados que fazem perigar a meta dos 7,5% para a quota da bicicleta até 2030 definida na Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável.
Fernando Nogueira diz que esta é uma realidade a merecer atenção.
Um estudo da TIS, empresa especializada nesta temática, fala em quebras ao nível da mobilidade ciclável mas também quanto aos utilizadores de transportes públicos durante e no pós pandemia.
São razões que levam o PS a pedir um debate alargado sobre mobilidade (com áudio)
O apelo do PS centra-se na operação da Aveiro Bus.
Fernando Nogueira fala de uma cidade cada vez mais “motorizada” e a perder a batalha pela mobilidade sustentável.
Questões como a segurança, o arranjo do espaço público e as travessias da Avenida Europa para São Bernardo, Esgueira, Aradas e Santa Joana figuram entre as preocupações.
O PS quis saber em que ponto se encontra o relançamento da BUGA, ainda à espera de bicicletas de nova geração.
Ribau Esteves considerou o comentários e as questões do vereador como “epifania sobre mobilidade”.
Acusou o PS de ter falhado objetivos quando foi governo do Município.
E prometeu concretizar os investimentos na qualificação urbana para uma cidade mais amiga dos modos suaves e pronta para acolher as novas Bugas e promover campanhas de utilização da bicicleta.
Anunciou ainda o avanço do desnivelamento da rotunda do Rato, na Avenida Europa, para facilitar os atravessamentos para a cidade nascente.
O autarca diz que se trata de um trabalho global que procura servir diferentes interesses (com áudio)
Ribau Esteves anunciou ainda que a avaliação da concessão de transportes em 2022 será analisada em reunião de Câmara com as propostas de reformulação necessárias.