O executivo municipal de Aveiro reúne esta quinta com uma agenda que inclui a descentralização de competências na saúde.
Protocolos de Colaboração para Apoio à Gestão Escolar com os sete Agrupamentos de Escolas e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Plano de Transportes Escolares, Apoio Socioeducativo a Alunos do 1.º CEB e apoios sociais dominam a agenda.
O recrutamento de trabalhadores para as escolas que se encontram sob gestão municipal é um dos temas principais numa altura em que surgem queixas sobre falta de pessoal.Quadro que a pandemia agravou e que em muitos casos é mais visível na falta de assistentes operacionais num tempo em que o controlo é considerado mais importante que nunca.
As famílias dizem que é “utópico” pensar nesse controlo sem meios humanos.
No campo das obras públicas destaca-se a votação do projeto de execução e abertura do concurso público para a remoção de fibrocimento nos edifícios escolares da EB 2,3 de Aradas, Oliveirinha, Cacia e Eixo, pelo valor base de 783.340€.
Obra que será candidatada a financiamento comunitário que pode chegar a 100%.
Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 15 de outubro, o Executivo Municipal vai autorizar a abertura do concurso público para a requalificação do Núcleo Central de Esgueira, com um valor base de 1.072.720€.
O projeto de execução prevê a compatibilização das utilizações, de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves, aumentando a qualidade dos espaços e a sua atratividade.
A empreitada vai permitir a criação de uma praça central entre as Ruas Luis Camões, Luciano de Castro e Manuel de Melo Freitas, qualificando-a enquanto espaço privilegiado de convívio. Serão ainda qualificadas as Ruas José Luciano de Castro e General Costa Cascais.
A intervenção está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana que é parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.